30/08/2021 Secretaria de Obras e Urbanismo

NOVO CANAL DE ESCOAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA RESOLVE PROBLEMA

Obras em andamento | NOVO CANAL PARA ESCOAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA RESOLVE PROBLEMA HISTÓRICO DE INUNDAÇÕES NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA

Quando se olha de fora, é fácil concluir que as obras de pavimentação do bairro Independência estariam enfrentando problemas de velocidade e continuidade. Todavia, detalhes técnicos e burocráticos de uma obra civil robusta demonstram que a realidade é bastante diferente.
O departamento técnico da Secretaria Municipal de Obras explica que o processo deve obedecer, pelo menos, três etapas e para dar início a implantação do asfalto, todas as vias que serão beneficiadas precisam ter passado pelas fases de preparação do solo, incluindo drenagem, canalização, meios fios e preparação da base.
A drenagem da Rua Paraíba está em fase de conclusão. No local, a prefeitura municipal abriu - num trecho de 400 metros - um canal de cerca de 4 metros de largura e colocou canalização que permitirá o escoamento da água das chuvas direto para a sanga do Lava-pé. A obra resolverá um problema histórico de inundação na região.
Os moradores comemoram. Uma dona de casa, que mora em uma pequena casa de madeira com seus filhos, conta que todos os anos se prepara para enfrentar as enchentes. "No início deste ano, já aconteceu esse problema. Mas notamos que, realmente, melhorou depois de maio, depois que realizaram a obra. O trabalho foi muito bem feito", disse a moradora.
O canteiro de obras instalado no Bairro Independência faz parte do Lote 3, que inclui as ruas inseridas no Programa Mais Infra com recursos do FINISA. Estão incluídas as ruas Goiás, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pará, Pernambuco, Ipiranga, Nabor T. Lemos, Silvestre G. dos Santos e  Paraíba.
Paralelamente, outras obras seguem pela cidade: asfaltamento nos bairros Vieira, Esplanada, Novo Horizonte e rua Bento Gonçalves. A próxima etapa - que está em fase administrativa de processo licitatório - terá ainda o asfaltamento de vias nos bairros Jardim das Hortênsias, Leal, São Bento, Trindade, Centenário e Vargas.