07/10/2021 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

NOITE DE ABERTURA DA EXPOFEIRA

NOITE DE ABERTURA DA EXPOFEIRA DESTACA VIOLÃO CRIOULO DE LUCIO YANEL E ALUNOS DO PROJETO FÁBRICA DE GAITEIROS DE SÃO GABRIEL EM SHOW DE RENATO BORGHETTI

A 1ª edição do Girasul - Circuito de Música Instrumental foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (07/10) com manifestação de autoridades e organizadores do evento. Os instrumentistas Lúcio Yanel e Renato Borghetti, foram as atrações desta segunda noite, que ainda teve a participação dos alunos da Fábrica de Gaiteiros.
Lúcio Yanel, considerado o patrono da forma gaúcha de tocar violão (violão campeiro), abriu a noite com uma performance cheia de ritmos distintos da musicalidade nativa.
O projeto desenvolvido por Borghetti - voltado à sociedade - forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos e, em São Gabriel, beneficia 23 crianças de 7 a 13 anos.
O prefeito Rossano Gonçalves falou da importância da programação da 86ª Expofeira - com Girasul e Estância da Canção inseridos - como retomada gradual do setor de eventos, ressaltando que o agronegócio, que nunca parou, manteve a economia gabrielense ativa. "São Gabriel apoia e investe nessa retomada".
Comissário Geral da Expofeira, Renato Dotto Gonçalves Filho, agradeceu a participação de expositores, que entenderam a proposta da Exposição. "A ideia é a união do agronegócio. O setor primário nunca parou, impulsionando o comércio e dando suporte a questão economica do Município".
O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Rogério Mello, também avaliou a importância do evento, principalmente como suporte para a retomada de atividades músico-cultural.
O evento, que teve a sua primeira noite de apresentações na quarta-feira (com Edilberto Bergamo e Marcello Caminha), contou ainda com a presença do vice-prefeito, Lucas Menezes; do presidente do Sindicato Rural, Marco Aurélio Cunha; do Gerente do Banrisul, Paulo kaiser; do secretário de Governo, Rafael Gonçalves; de Planejamento, Cilon Lisoski; de Assistência Social, Juliano Medeiros; e de Serviços Urbanos, André Focaccia.