17/09/2021 Secretaria da Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

Terceira Dose de Idosos é Sábado | MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES.

São Gabriel vacinou 382 adolescentes de 17 anos, nascidos entre janeiro e junho de 2004, no primeiro dia de vacinação aberta para esse público sem comorbidades. No começo da tarde, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação e a Famurs e o Comsems recomendaram os municípios a seguir o plano normal de vacinação, o anterior, enquanto aguardam esclarecimentos.
Segundo a secretária da Saúde, médica Kátia Raposo, as duas entidades de representação dos Municípios orientaram as prefeituras a cancelar a vacinação e aguardar novas orientações. "De qualquer forma, nós só tínhamos agenda para essa quinta-feira de manhã. Vamos aguardar nova orientação", argumentou a secretária.
Em nota, o Ministério da Saúde informou revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Conforme a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Nesta quinta-feira, além do público adolescente, a Secretaria da Saúde vacinou pessoas que tomaram a primeira dose da vacina até o dia 19 de agosto. No total, foram imunizados, nesta quinta, 520 pessoas.
Em São Gabriel, 31.300 gabrielenses já completaram o esquema vacinal, representando, em termos percentuais, mais de 51,20% da população total do Município.
Esse número é bem superior quando leva-se em consideração apenas a vacinação em primeira dose. Atualmente, 43.380 já receberam, pelo menos, uma dose da vacina.
VACINAÇÃO DE IDOSOS
No sistema drive-thru, a Secretaria da Saúde aplicará a terceira dose da vacina, a partir das 10 horas deste sábado (18/09), em idosos que tomaram a primeira dose até 12 de fevereiro e que tenham completado o esquema com a segunda dose há seis meses.
As equipes estarão concentradas em frente ao Colégio Tiradentes. O atendimento será concluído às 15 horas.
Nesta sexta-feira (17/09), a pasta municipal inicia o agendamento de pessoas imunossuprimidas para a aplicação da terceira dose da vacina. O agendamento será feito no Salão Paroquial, das 8h às 12h. Será necessário apresentar Carteira de vacina Covid-19, CPF, cópia do atestado (ou ainda receita médica ou exame médico).
Também nesta sexta-feira, no Posto Central, começa o agendamento de idosos acamados (restritos ao leito e com mais de 70 anos) que tenham feito a segunda dose há seis meses.
Esse agendamento poderá ser feito no local ou pelo telefone 3232.1360.