Educação | MESMO COM PANDEMIA, IDEB DE SÃO GABRIEL MELHORA
Os dados consolidados do índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) do ano de 2021, divulgados pelo Ministério da Educação nesta semana, revelam que o desempenho da rede pública de Educação Básica em São Gabriel foi superior ao registrado no último levantamento, coletado e divulgado em 2019, antes do surgimento da pandemia mundial do Covid-19. Os resultados estão disponíveis no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
A média do IDEB 2021 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de 5,0, e nos anos finais (6º ao 9º ano) foi de 4,6. No levantamento anterior, feito em 2019, a média de São Gabriel nos anos iniciais havia sido 4,6 e 3,7 nos anos finais.
Dentre as escolas públicas de São Gabriel que tiveram seus dados divulgados, tanto estaduais quanto municipais, a nota mais alta dos Anos Iniciais foi conquistada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Ferraz Neto, no bairro Bom Fim, com nota 6,0. Nas séries finais, a nota mais alta dentre as escolas municipais, a nota mais alta é da Escola Municipal João Manoel Salvadé, no bairro Progresso, com nota 5,3.
A Secretária de Educação em exercício, Ângela Medeiros de Assis Brasil, ressalta que as estratégias adotadas pela rede municipal para a continuidade do ensino por meio remoto e a dedicação dos professores foi fundamental para a conquista desse índice. “Durante a pandemia o ensino remoto manteve a continuidade do vínculo entre escola e aluno. A continuidade do fornecimento da merenda escolar para garantir a segurança alimentar dos estudantes foi também uma decisão acertada. É evidente que existem ainda muitos desafios e que a realidade da Educação foi muito afetada nestes dois anos, mas muitos municípios tiveram queda do IDEB, e São Gabriel evoluiu. Isso é demonstração do engajamento da equipe diretiva da secretaria, das direções, corpo docente e discente das escolas para garantir esse importante resultado para este objetivo permanente da gestão, que é a conquista da Educação Pública de qualidade”, assinalou.
O prefeito Lucas Menezes frisou que, apesar da melhora do desempenho em relação a 2019, a rede municipal de ensino seguirá perseguindo notas maiores nos próximos levantamentos. “Esse resultado serve como estímulo, como combustível para perseguirmos notas ainda maiores no IDEB dos próximos anos”, destacou, ressaltando que para este objetivo não faltarão investimentos do Município. “Devemos destacar que nos últimos anos a rede municipal tem recebido muitos alunos egressos das escolas estaduais e particulares, o que torna esse incremento do IDEB ainda mais expressivo. Seguiremos buscando um melhor serviço público na Educação Básica para que nossos alunos possam ir preparados para o Ensino Médio e prosseguir na sua formação, transformando nossa sociedade com cidadãos cada vez mais capazes”, salientou.
IDEB DE SÃO GABRIEL ESCOLAS MUNICIPAIS:
2019
Anos Iniciais: 4,6
Anos Finais: 3,7
2021
Anos Iniciais: 5,0
Anos Finais: 4,6
Escolas com Melhor IDEB 2021
Anos Iniciais:
EMEF Dr. Pedro Ferraz Neto: 6,0
EMEF Senador Tarso Dutra: 5,3
EMEF José Ferreira da Fonseca Lima: 4,7
Anos Finais:
EMEF João Manoel Salvadé: 5,3
EMCEF Ernesto José Annoni: 5,1
EMEF Presidente João Goulart: 4,3