13/09/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

LANÇADA A 87ª EXPOSIÇÃO FEIRA AGROPECUÁRIA DE SÃO GABRIEL

Evento aconteceu na noite de segunda | LANÇADA A 87ª EXPOSIÇÃO FEIRA AGROPECUÁRIA DE SÃO GABRIEL

Prevista para acontecer entre 7 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, a 87ª Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel já tem programação definida. O lançamento oficial aconteceu na noite dessa segunda-feira (12/09), na Casa do Sindicato Rural de São Gabriel, no Parque de Exposições. O evento contou com a presença do prefeito Lucas Menezes, do comissário-geral da Exposição-Feira e presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo, Renato Dotto Gonçalves Filho, do presidente do Sindicato Rural, Pedro Brenner e de representantes da classe produtora, instituições bancárias e empresariais, secretariado de governo, Poder Legislativo e imprensa.
Com o lema “Nossa Essência é o Campo”, a Expofeira deste ano pretende reforçar e evidenciar a força do agronegócio na economia gabrielense.
"Todos nós precisamos estar empenhados para trazer a nossa população para conhecer, aqui, o que nós temos de mais desenvolvido no setor primário do país inteiro. Não tenho nenhuma dúvida, em dizer, que esse setor representa muito para o Município e para o nosso Estado... basta vermos o tombo que teremos no PIB do Estado do Rio Grande do Sul, nesse ano, por conta da frustração de safra que tivemos no início de 2022", avaliou o prefeito Lucas Menezes, em sua manifestação.
Comissário-geral da Exposição-Feira, Renato Dotto Gonçalves Filho lembrou das dificuldades na organização do evento, em 2021, por causa da pandemia. "No ano passado, o nosso lema foi - a hora da retomada. Mas talvez, esse ano, seja muito mais do que o ano passado, demonstrando que foi o setor que nunca parou na pandemia, que tocou o nosso país e, que, agora, está reestruturado em função, graças a Deus, de ter passado a pandemia. Hoje, estamos com uma força maior para seguir pujante dentro da nossa cidade, no Estado e no país", argumentou.
Assim como em 2021, o evento deste ano apresenta, inserida em suas atrações, a Estância da Canção Gaúcha, que acontecerá no Parque de Exposições, entre os dias 14 e 16 de outubro. Será a sua 25ª edição.
O festival será organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e parceria com a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL:
07 a 09/outubro - temporada hípica do Exército; 07/outubro - 1ª reunião técnica da olivocultura da fronteira oeste do RS, Remate de ventres selecionados;
11/outubro - Exposição especial de primavera Hereford e Braford: Iníco da entrada dos animais; 14/outubro - Julgamento de rústicos Hereford e Braford, Remate do Núcleo Gabrielense Hereford e Braford; 15/outubro - Julgamento de animais de galpão e festa de encerramento do ranking de criadores Hereford e Braford; Dia 1
4/outubro - Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos: concentração de machos e julgamento incentivo; 15/outubro - julgamento morfológico.
14 a 16/outubro - 25ª Estância da Canção Gaúcha; 14 a 16/outubro - feira de ovinos; 16/outubro - Feira de Produtos e Artesanato; palestras e eventos.