17/12/2021 Secretaria de Assistência Social

IBGE ABRE 63 VAGAS EM SÃO GABRIEL PARA CENSO 2022

Oportunidades | IBGE ABRE 63 VAGAS EM SÃO GABRIEL PARA CENSO 2022

Considerada uma ferramenta fundamental para medir as necessidades da população e direcionar as políticas públicas, o Censo Demográfico da população brasileira, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está com 63 vagas abertas para o trabalho de recenseamento em São Gabriel. A informação é do Coordenador Regional do IBGE, Elinton da Silva Vasconcelos, e da Coordenadora do IBGE para a Sub-Área de São Gabriel, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul, Josiane Patrícia Acosta Carvalho. Os dois técnicos estiveram na manhã desta sexta-feira, 17 de dezembro, na Prefeitura Municipal, onde se reuniram com o Diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Cláudio Moreira.
Desde o dia 15 de dezembro, estão abertas as inscrições para 57 vagas de recenseador, que tem como critério básico o ensino fundamental completo, e 6 vagas de supervisor de recenseamento, para quem tem o ensino médio completo.  O salário do supervisor é de R$ 1.700,00, e o vencimento do recenseador é calculado por produção de questionários por hora. As inscrições estão abertas desde o dia 15 devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21). O prazo para inscrições vai até o dia 29 de dezembro, e o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) deve ser feito até o dia 25 de janeiro.  O trabalho dos recenseadores deverá durar cerca de 3 a 4 meses no início de 2022, e o trabalho total do censo deverá ser finalizado em cerca de 5 ou 7 meses.
O IBGE ressalta a importância do censo demográfico para dimensionar as ações, estratégias e políticas diversas voltadas para a população. “Para planejar concretamente as ações referentes a qualquer situação, como proteção de idosos, direito das crianças, populações vulneráveis, acesso à água tratada e esgoto, etc, tudo isso precisa primeiro ser quantificado. Por isso o censo é fundamental para que a União, os Estados e os Municípios possam planejar concretamente suas ações”, assinala Elinton, que pede aos candidatos leitura atenciosa dos editais antes de realizarem as inscrições.