06/12/2021 Vice-Prefeito

FRONTEIRA OESTE DISCUTE FORTALECIMENTO DA REDE HOSPITALAR

Integração | FRONTEIRA OESTE DISCUTE FORTALECIMENTO DA REDE HOSPITALAR

O vice-prefeito Lucas Menezes representou São Gabriel em um encontro de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Saúde e gestores hospitalares dos municípios da Fronteira Oeste, realizado na sexta-feira, 3 de dezembro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. O encontro foi coordenado pelo prefeito uruguaianense e presidente da Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), Ronnie Melo (Progressistas).
Os gestores trataram sobre a necessidade de fortalecimento da rede hospitalar da região junto ao SUS, na busca de uma partilha mais justa dos recursos destinados pelo Governo Estadual à rede hospitalar de média e alta complexidade.
Os gestores hospitalares presentes propuseram a formação de um “cluster”, uma entidade jurídica que una os hospitais da região, nos moldes do que a Amfro já faz em relação aos prefeitos. ˜Por que não pensar em uma instituição que congregue a força coletiva em prol do fortalecimento da rede hospitalar da Fronteira Oeste?˜, indaga a gestora administrativa da Santa Casa de Uruguaiana, Thaís Aramburu.
O vice-prefeito Lucas Gonçalves ressalta que São Gabriel pretende trabalhar em conjunto com as forças que se mobilizarem nesta direção. “Sem dúvida, a pressão coletiva é o melhor caminho para intervir junto às autoridades que deliberam sobre a descentralização destes recursos para a rede hospitalar, que estão atualmente super-concentradas nos hospitais da Região Metropolitana, em visível detrimento à expansão e interiorização dos serviços que a população gaúcha precisa˜, ressalta.