21/01/2023 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

EXPOSIÇÃO RESGATA CARNAVAIS DO PASSADO NO MUSEU “IGREJA DO GALO”

Cultura – EXPOSIÇÃO RESGATA CARNAVAIS DO PASSADO NO MUSEU “IGREJA DO GALO”

Foi iniciada na semana passada uma Mostra Cultural no Museu Nossa Senhora do Rosário – Bom Fim, popularmente chamado Museu da Igreja do Galo, promovendo o resgate da memória histórica dos carnavais gabrielenses e das personalidades históricas do carnaval de São Gabriel. A mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, sob a coordenação do assessor cultural Marcel Bastianello (“Marcel da Cohab”) e o curador do museu, professor Beraldo Lopes Figueiredo. Cooperam na montagem da exposição os carnavalescos Diogo Machado e Jovani César.
Um trabalho de pesquisa e compilação de dados reuniu fotos, recortes de jornais e outros registros de carnavais do passado, com destaque para a história de grandes carnavalescos e entidades que já não mais existem.
Sobre o Carnaval de Rua, o carnavalesco Marcel ressalta que a Administração Municipal desde o ano passado tem procurado as entidades carnavalescas para planejar o carnaval deste ano e preparar as entidades para as novas exigências da legislação federal para repasse e prestação de contas de recursos públicos, sem a obtenção de um consenso. A Secretaria de Turismo está buscando parceiros empresariais, através da Lei Rouanet, para apresentar atrações especiais no mês de fevereiro, e as entidades carnavalescas poderão realizar suas atividades próprias.