04/11/2021 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

EXPOSIÇÃO MOSTRA O POTENCIAL DA ARTE EM LÃ DA REGIÃO

Patrimônio Cultural | EXPOSIÇÃO MOSTRA O POTENCIAL DA ARTE EM LÃ DA REGIÃO

Desta quinta-feira, 4 de novembro, até o dia 6, sábado, no Museu da Igreja do Galo, transcorre a exposição itinerante “Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã no RS”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de São Gabriel, Emater e escritório Pangea Cultural que enaltece o trabalho do artesanato em lã na região.  A cerimônia, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de São Gabriel, teve a presença do adido cultural do Governo do Estado, César Oliveira; do vice-prefeito Lucas Menezes; do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Rogério Melo; do presidente da Cooperativa de Lã Tejupá, José Galdino Dias; do gerente regional da Emater, Rodolfo Cesar Forgiarino Perske;  dos vereadores Írio Rodrigues (PDT) e Luis Fernando “Kiko” Lopes (Patriotas); da secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros.
Além da exposição de trabalhos manuais e artesanais feitos em lã, a exposição apresenta uma narrativa de valorização da arte em lã da região através das memórias de quatro artesãs gaúchas, uma delas a gabrielense Ana Marques Nunes, de Catuçaba. No ato, a Cooperativa de Lã Tepujá realizou a entrega simbólica de uma doação de xergões para uso nas atividades de equoterapia pela Associação Pró-Down. Em seguida, um desfile com alunas da Escola Municipal do Campo Mascarenhas de Moraes, apresentando peças de artesanato em lã premiadas recentemente no Concurso Estadual de Artesanato.
O vice-prefeito Lucas Menezes exaltou a iniciativa. “Com o advento da pandemia, mudaram os investimentos do turismo, e as opções culturais em torno do artesanato em lã criam perspectivas interessantes para a região, e o Executivo Municipal sem dúvida é parceiro do desenvolvimento desta cadeia”, ressaltou. O adido cultural César Oliveira destacou a importância vital do empoderamento das mulheres do artesanato campeiro na cultura gaúcha, como uma ferramenta ativa de desenvolvimento social e humano do Estado. Ao final do evento, César Oliveira e Rogério Melo entoaram juntos o Hino Riograndense.