11/05/2022 Prefeito Municipal

EXÉRCITO VAI INSTALAR PONTE NO PASSO DO PEDROSO

Definido | EXÉRCITO VAI INSTALAR PONTE NO PASSO DO PEDROSO

O acesso da RS 630 que teve seu fluxo interrompido pela queda da Ponte do Passo do Pedroso, em São Gabriel, após as chuvas de 29 e 30 de abril, voltará a ser normalizado com a construção de uma ponte militar de apoio logístico, cuja montagem deve começar já a partir da próxima semana. A decisão foi anunciada em reunião no Comando Militar do Sul, onde o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, foi recebido pelo atual comandante, o general gabrielense Valério Stumpf Trindade, e o seu sucessor, general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, que assume o Comando Militar do Sul na sexta-feira, 13 de maio, quando o general Stumpf passará a exercer a chefia do Estado Maior do Exército Brasileiro, por nomeação do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Ficou definido que o Exército irá realizar essa ação emergencial, instalando no local da antiga ponte do Passo do Pedroso uma ponte tipo Logistic Support Bridge (LSB), e o Município vai auxiliar os trabalhos de instalação fornecendo óleo diesel  e balastro para edificar a base e o aterro para a ponte.  Entretanto, pelas novas diretrizes das Forças Armadas, a ponte só poderá permanecer no local por cerca de 30 a 60 dias, durante os quais o DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens) terá de providenciar a construção de uma ponte definitiva.  “Com a base realizada e estruturada, o Exército monta a ponte em dois dias”, assinalou o comandante.
O prefeito Lucas Menezes agradeceu a presteza do Comando Militar do Sul em atender o município de São Gabriel nessa situação de emergência. “Mais uma vez o Exército estende a mão à população gabrielense, e agora nossos esforços irão se concentrar junto ao Daer para que cuide do projeto e execução de uma nova ponte no local, dando máxima prioridade a essa necessidade urgente da comunidade gabrielense e regional”, assinalou.