16/05/2022 Secretaria de Serviços Urbanos

Primeira etapa | EXÉRCITO INICIA PREPARAÇÃO DO SOLO NA PARTE DO ATERRO DE ACESSO A PONTE DO PEDROSO.

Militares do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (16/05), a colocação de material no aterro, ponto de acesso a ponte do Passo do Pedroso. O Exército está preparando a base e o nivelamento do terreno para, entre terça e quarta, começar a instalação de uma ponte de metal de cerca de 20 metros de cumprimento. A estimativa é que o trânsito de veículos, tanto leves quanto pesados, já possa ser liberado na quinta-feira (19/05).
O apoio do Exército Brasileiro, visando a instalação de um ponte provisória, partiu de iniciativa da Prefeitura de São Gabriel. Na semana passada, o prefeito Lucas Menezes apresentou o pedido, pessoalmente, ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. Os militares também receberam do DAER a mesma solicitação de apoio, só que via ofício.
Na terça passada, o general Valério Stumpf Trindade (que passou o comando para o general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, na última sexta), eu reunião com o prefeito de São Gabriel, autorizou o início das ações na região do Passo do Pedroso.
Mesmo se tratando de uma via de responsabilidade do Estado, para a viabilizar a colocação da ponte provisório, a Prefeitura de São Gabriel apoiou o Exército com o fornecimento de material (balastro) e óleo diesel. O DAER terá uma janela de 30 e 60 dias para construir uma nova ponte (definitiva) no local.