15/09/2022 Secretaria de Educação

ESTUDANTES APRENDEM NA ESCOLA O VALOR DAS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL

Semana do Gaúcho | ESTUDANTES APRENDEM NA ESCOLA O VALOR DAS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL

A Semana Farroupilha de São Gabriel começou, oficialmente, na noite de terça-feira (13/09) com o acendimento do candeeiro que uniu as Chamas trazidas por cavalarianos da Coordenadoria Tradiconalista Municipal (CTM) e do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Sepé Tiaraju. No entanto, nas instituições de ensino do Município, as atividades - envolvendo as tradições gaúchas - começaram nos primeiros dias de setembro.
As Escolas de Educação Infantil Tia Susana, Sítio do Pica-pau Amarelo, Severina Trassante Collares, Nossa Senhora Menina, Tia Myrta e Alcida Chagas, nas redes sociais, estão escolhendo os seus peões e prendas. Os concursos serão concluídos no final de semana.
Os uniformes, durante a Semana Farroupilha, foram substituídos pelas pilchas gaúchas: meninas, com vestidos de prendas, e, meninos, com bombachas. Mesmo não sendo uma exigência, a maioria dos estudantes adotou o uso das roupas tradicionais durante o período de festas.
Maior escola de São Gabriel, a Ginásio São Gabriel está realizando, desde terça-feira (13/09), a sua gincana tradicionalista, que incluiu, nos primeiros dias, provas de encilha, vaca parada e o tradicional baile gaúcho.
Na quarta-feira (14/09), um grupo de cavalgadas (formado por professores e alunos) buscou uma fagulha da Chama Crioula no Parque Tradicionalista.
Nesta quinta-feira (15/09), a direção da escola conclui a disputa do futebol de bombacha, que iniciou na tarde de quarta; e, a partir das 14h30, a instituição realiza mais uma edição do Desfile de Cavalinhos de Pau, levando crianças - montadas em cavalos de madeira - pelas principais ruas do centro da cidade.
O prefeito Lucas Menezes destaca a importância da inserção de atividades tradicionalistas no ambiente escolar.
"Essa programação é importante para que as crianças, que estão em fase de aprendizado, também conheçam o que diz respeito a nossa história e tradição; para que elas também tenham oportunidade de vivenciar, incentivar e fomentar a nossa cultura e para que nossas tradições se perpetuem com o tempo, no sentido de preservação das nossas raízes", ressaltou.
A coordenadora das Escolas de Educação Infantil, Chaiane Soares, explica que a Semana Farroupilha é uma oportunidade para despertar nas crianças, jovens e adultos os valores das tradições gaúchas.
"Cada escola organiza sua programação, realizando diversas atividades culturais envolvendo alunos e famílias. A proposta é cultivar a tradição gaúcha dentro das escolas, pois faz parte da nosso trabalho pedagógico incentivar o amor pelo nosso Estado desde a primeira infância", argumenta a coordenadora.
Nas Escolas de Educação Infantil, o programa de atividades é variado e de acordo com as idades, são realizados momentos cívicos, gincanas, concursos e a escolha das prendas e peões, oportunizando a integração de todos.
OUTROS EVENTOS
A Secretaria Municipal de Educação realizou também a Festa Campeira na Escola Municipal de Campo Mascarenhas de Moraes, Jogos Rurais na Escola Municipal de Campo Jerônimo Machado e Gauderiada na Escola Municipal de Campo Ernesto José Annoni. E, no sábado (17/09), será realizada gauderiada na Escola Maria Manoela, na localidade de Azevedo Sodré.