02/09/2022 Prefeito Municipal

ESCOLA MASCARENHAS DE MORAES PROMOVE 20a FESTA CAMPEIRA

Cultura – ESCOLA MASCARENHAS DE MORAES PROMOVE 20a FESTA CAMPEIRA

No próximo dia 11 de setembro, a comunidade do Faxinal, no distrito de Catuçaba, sedia a 20a edição de sua tradicional Festa Campeira, sob organização da Escola Municipal de Educação do Campo Mascarenhas de Moraes. A diretora da instituição escolar, escritora Sodenir Freitas, entregou o convite oficial do evento ao prefeito Lucas Menezes na tarde de quinta-feira, 1o de setembro.
A programação prevê desfile de cavalarianos a partir das 9:30 horas saindo da residência do senhor Élbio Soares, provas campeiras, escolha do Guri e Guria Campeiros, torneio infantil de Vaca Parada, Fandangaço da Vassoura, show com a acordeonista Jamile Dutra Cavalheiro, apresentação da banda rítmica da escola e uma palestra com o escritor Telmo Crestani, escritor, letrista e compositor de Porto Alegre. A festa terá transmissão ao vivo pela Rádio Batovi, de São Gabriel, e a Rádio Metropolitana FM de Canoas, com o comunicador Rogério Diniz.
O prefeito ressalta que estes eventos do interior ressaltam a força da cultura popular.  “A relação do gabrielense com a cultura campeira não é uma relação folclórica, mas uma cultura viva, que brota da vivência no interior, e estas ocasiões são fundamentais para sedimentar estes valores na nossa identidade”, ressaltou.