18/11/2021 Secretaria de Educação

ESCOLA APRESENTA TRABALHO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

Igualdade | ESCOLA CARLOTA VIEIRA APRESENTA TRABALHO SOBRE O CINQUENTENÁRIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em memória à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares em 1695, começou a ser celebrado no Rio Grande do Sul há 50 anos, como fruto de uma luta social do poeta, professor e educador Oliveira Silveira, natural de Rosário do Sul. Para resgatar a essência dessa data e seu significado na luta pela igualdade, diversas escolas tem realizado atividades especiais valorizando o Mês da Consciência Negra, entre elas a Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha, que apresentou ao prefeito Rossano Gonçalves os resultados concretos deste trabalho, em audiência na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro.
A diretora Ceres Torma, juntamente com a supervisora Juliana Paz dos Santos e as professoras Maria Leopoldina da Silva, Samanta Marinho e Crislaine Couto, acompanhadas pelas alunas do 4º ano Jennifer Rayane, Nicole Samboray e Janaína Baroni, apresentaram detalhes do projeto pedagógico, que envolveu pesquisa sobre cultura, gastronomia e história da identidade negra, envolvendo inclusive a criação de um jornal sobre o tema e a realização de um seminário no próximo sábado, 20 de novembro.
O prefeito Rossano Gonçalves parabenizou a escola e fez questão de ressaltar o empenho da Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Edjor Borges e sua equipe, em promover e amplificar esse debate. “O ser humano não nasce com preconceito. A desigualdade racial é aprendida na cultura. E se o ser humano aprende a ser preconceituoso, pode também aprender a ser igualitário, e esse é um debate que começa pela educação. Passar conteúdo é fundamental, mas transmitir valores é essencial para formar seres humanos melhores, e eu parabenizo nossas escolas municipais por esse empenho˜, ressaltou.