Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
16/09/2021 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CAPS TRABALHA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO

Setembro Amarelo | EQUIPE DO CAPS TRABALHA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO COM ORIENTAÇÕES A PACIENTES DA SANTA CASA

Equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com profissionais do Pronto Atendimento 24h e Unidade Terapêutica do Hospital de Santa Casa, distribuíram material informativo e botons para pacientes que aguardavam atendimento no PA durante o período da manhã desta quarta-feira (15/09). A mobilização, inserida na Campanha Setembro Amarelo, tem como objetivo alertar a população para o alto índice de casos de suicídio no Brasil e a necessidade de as pessoas se unirem na divulgação e prevenção. Os trabalhos foram coordenados pela Coordenadora do CAPS, Roberta Guimarães dos Santos e pela coordenadora da Unidade Terapêutica da Santa Casa, Ana Júlia Ximendes.
Com o slogan "Setembro amarelo: escutar, entender e acolher. Na vida está a solução", a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura, anunciou para o dia 22 de setembro a realização de uma live para responder e esclarecer dúvidas sobre o tema.
As plataformas digitais da Prefeitura Municipal estarão divulgando a campanha e disponibilizando meios para questionamentos que serão discutidos durante a transmissão ao vivo. Além disso, a Comunicação Social também divulgará uma reportagem digital com os especialistas da rede pública municipal, psiquiatra Hilton Souto e psicólogo Luiz Paulo Milani.
Coordenadora do CAPS, Roberta Guimarães dos Santos ressalta que "a iniciativa se faz em razão da campanha mundial de valorização a vida que acontece no mês de setembro. No entanto, nosso trabalho é realizado de janeiro a janeiro. O papel da saúde mental é de profunda importância na saúde pública", avaliou.
Dentre os casos de saúde pública existentes, poucos são tão afetados pelos tabus de silêncio quanto o problema do suicídio ou da ideação suicida. Entretanto, cada vez mais os especialistas tem salientado a importância de se falar sobre o assunto, justamente para que sejam conhecidas as formas de prevenção e apoio à saúde mental.

Outras Notícias