17/05/2022

EMPRESA GARANTE QUE PARQUÍMETROS NÃO NECESSITAM DE AFERIÇÃO

Fiscalização é feita pela AGESG | EMPRESA RESPONSÁVEL PELO ESTACIONAMENTO ROTATIVO GARANTE QUE PARQUÍMETROS NÃO NECESSITAM DE AFERIÇÃO

A pedido por Poder Legislativo Municipal, o diretor da Rek Parking, Eder Vasconcelos de Souza, acompanhado dos funcionários da empresa (técnico Leonardo Pires de Oliveira e supervisora Cinara Macedo), participou da sessão legislativa desta terça-feira (17/05), com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento dos parquímetros do estacionamento rotativo em São Gabriel.
Segundo o diretor, os equipamentos possuem relógios internos que não necessitam de aferição e são fiscalizados pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Gabriel (AGESG). A fiscalização é feita esporadicamente, semanalmente ou mensalmente. "A agência escolhe um parquímetro e verifica. Havendo algum problema, um técnico providencia reparos", explicou.
Durante a sessão, os vereadores reconheceram a importância do estacionamento rotativo para a democratização do uso do espaço público na área central da cidade. Hoje, a Área Azul possui 705 espaços para veículos, com oito monitores atuando.
O COMEÇO
Idealizado pelo Administração Municipal, o Estacionamento Rotativo foi implantado em abril de 2019, de forma experimental, e em maio, definitivamente. A empresa tem um aplicativo próprio, o Rek Pay. Através dele, o motorista evita a necessidade de procurar uma máquina de parquímetro e de carregar moedas. Basta selecionar, no próprio celular, o tempo de permanência na vaga, podendo renovar esse período a longa distância, com pagamento em cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Os monitores que atuam no estacionamento rotativo não tem dinheiro para trocar. A função principal envolverá tirar dúvidas dos motoristas sobre todo o sistema, além de colocar os avisos de tolerâncias nos carros e aplicar notificações.