O evento aconteceu no Salão de Atos do IPRESG e teve como objetivo capacitar os profissionais da rede pública para melhor atender às necessidades de alunos com deficiência
Na terça-feira (25/03), a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Inclusão, promoveu uma importante formação para professores das escolas de educação infantil, ensino fundamental e das escolas do campo. O evento aconteceu no Salão de Atos do IPRESG e teve como objetivo capacitar os profissionais da rede pública para melhor atender às necessidades de alunos com deficiência, em especial, aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A formação foi voltada para os educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), das turmas de Pré A e B, e dos primeiros anos do ensino fundamental. Contando com a participação de profissionais renomados, como a equipe da Pró-Down e da APAE, além da psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Pâmela Santos, a iniciativa visa proporcionar aos educadores uma visão mais aprofundada sobre as diferentes necessidades dos alunos com TEA e outras deficiências.
De acordo com a coordenadora do Setor de Inclusão, Fisioterapeuta Luciane Faria, a formação teve como objetivo principal qualificar os professores das salas regulares para que possam atuar de maneira eficaz e inclusiva com os alunos que apresentam diferentes tipos de necessidades especiais. “O apoio e a formação dos professores são fundamentais para uma inclusão com resultados reais. Estamos aqui para oferecer os recursos e o conhecimento necessários para que todos os alunos possam ter uma educação de qualidade, independentemente de suas condições”, destacou Luciane.
A proposta de formação teve como tema "Entendendo o Mundo Sensorial no Autismo e as Diferentes Crises". A palestra foi conduzida por especialistas do Programa Estadual TEAcolhe, da cidade de Quaraí, como a fonoaudióloga Juliana Ardais, a psicopedagoga Andréia Mello e a terapeuta ocupacional Taciana Seeger. Além deles, Luciane Santana Ebre Faria, fisioterapeuta e coordenadora do Setor de Inclusão, também contribuiu com seu conhecimento técnico e prático.
Temas Abordados
Durante o evento, foram abordados temas essenciais para o entendimento das dificuldades enfrentadas por alunos com autismo, como as crises sensoriais e como os professores podem identificar e responder de forma adequada. A compreensão do mundo sensorial no autismo é fundamental, pois muitos alunos com TEA podem ter reações intensas a estímulos como fortes, sons e até mesmo texturas, o que pode impactar seu comportamento e aprendizado.
Além disso, os palestrantes discutiram estratégias pedagógicas para garantir que esses alunos fossem atendidos de maneira individualizada e eficaz. O objetivo foi fornecer aos professores ferramentas para lidar com os desafios do dia a dia em sala de aula, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.
O evento é mais uma etapa do esforço contínuo da Secretaria Municipal de Educação para garantir que a inclusão no município não seja apenas uma meta, mas uma realidade vívida no dia a dia das escolas. A capacitação dos professores é um passo crucial para criar um ambiente em que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam aprender, se desenvolver e se sentir parte integrante da comunidade escolar.
A formação é parte de um movimento maior que visa transformar escolas em espaços realmente inclusivos, onde a diversidade é celebrada e todos têm a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. “A inclusão verdadeira exige um trabalho conjunto, e a formação contínua dos profissionais da educação é uma das chaves para que possamos alcançar esse objetivo”, finalizou Luciane Faria.