02/08/2022 Secretaria de Educação

EDUCAÇÃO IMPLANTA HORTAS, POMARES E PAISAGISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Meio ambiente | EDUCAÇÃO IMPLANTA HORTAS, POMARES E PAISAGISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Com resultados positivos após sua implantação em duas escolas municipais do campo - Ernesto José Anonni e Catão Peres, o Projeto Horta na Escola vem ganhando espaço nos demais educandários da rede municipal de ensino. O programa está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Setor Ambiental, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental nas Escolas (GIDANE) da Unipampa.
Bióloga e coordenadora do Setor Ambiental da SEME, Julianne Munhoz explica que o projeto estimula a criação de hortas nas escolas municipais e faz parte de outro projeto, de maior alcance, chamado “Pátio em Ação”, que além das hortas, envolve paisagismo e criação de pomares.
Depois de obter bons resultados nas escolas do campo, o projeto também está sendo implantado na Escola Carolina Berny, no Bairro Medianeira, onde atua na implantação de pomares e também na Escola Brandina Mello, com horta e paisagismo.
Segundo ela, o projeto foca à educação ambiental através do aproveitamento de áreas para produção de alimentos de forma natural, o aproveitamento de material reciclável no paisagismo e produção frutífera nos pomares, “sempre usando técnicas naturais visando à preservação ambiental. Construir observando o que a natureza nos dá de forma simples. Certamente a colheita será a melhor”, enfatizou a bióloga.
O Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental nas Escolas (GIDANE), que apoio o projeto, é coordenado pelo professor André Copetti.