Economia | SÃO GABRIEL SEGUE ENTRE OS LÍDERES DA AGROPECUÁRIA GAÚCHA
Mesmo com um cenário econômico negativo em todo o Estado, com severas estiagens nos meses de verão e a grande enchente de novembro do ano passado, gerando safras menores que a de dois anos atrás, São Gabriel segue entre os dez principais municípios produtores do Estado, nas mais diversas cadeias produtivas. Os dados são da Radiografia da Agropecuária Gaucha, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com os dados fechados de 2023, e da Pesquisa Agrícola por Município, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta ainda com dados de 2021.
O plantio de soja é a atividade onde São Gabriel conquistou maiores posições, sendo o terceiro município gaúcho com maior valor bruto de produção (R$ 1,40 bi) e o segundo colocado entre os maiores faturamentos com o grão (R$ 991 milhões). Em área cultivada, São Gabriel saltou da 4ª para a 2ª posição no Estado de 2022 para 2023.
São Gabriel também possui o 6º maior rebanho bovino do Estado, e ocupa o 8º lugar entre os maiores produtores de arroz, maior extensão de irrigação com pivô superficial e maior rebanho eqüino. O município também é o 7º maior produtor de azeite de oliva e o 6º maior produtor de mel do Estado, e o 11º em rebanho de ovinos.
Apesar disso, os números gerais da produtividade atual são inferiores aos últimos dois anos em todo o Estado, refletindo em queda de arrecadação de tributos e menor capacidade de investimentos também no Município. Medidas para gerar renda aos pequenos agricultores familiares em meio às mudanças climáticas estão entre os estudos prioritários da gestão pública.