28/07/2021 Secretaria de Desenvolvimento Rural

DESENVOLVIMENTO RURAL ATENDE A AGRICULTURA FAMILIAR

Dia do Agricultor | DESENVOLVIMENTO RURAL ATENDE A AGRICULTURA FAMILIAR

Das 2083 propriedades rurais existentes em São Gabriel, segundo os dados da Certificação de Cadastros de Imóveis Rurais (CCIR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), cerca de 1088 são áreas menores do que 100 hectares, dado que demonstra a relevância da agricultura familiar no contexto da estrutura fundiária e da economia rural de São Gabriel. Nesse Dia do Agricultor, 28 de julho, a Prefeitura destaca algumas ações que são desenvolvidas cotidianamente em favor das famílias de pequenos agricultores no município.
A Patrulha Agrícola, com maquinário de apoio produtivo a famílias da agricultura familiar e dos assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), atende os pequenos produtores na preparação para o plantio e colheita das safras, com tarifa subsidiada de combustível. “O subsídio ao valor do óleo diesel para atendimento ao pequeno produtor foi um compromisso assumido pelo prefeito Rossano e cumprido ainda no mandato anterior, a partir de 2017”, salienta.
A Secretaria também viabiliza, através de seus próprios técnicos e mediante contrato com a Emater, extensão rural e apoio para iniciativas produtivas e também para acessar programas federais e estaduais de incentivo á produção.