28/04/2022 Secretaria de Serviços Urbanos

DEFESA CIVIL MANTÉM EQUIPES DE SOBREAVISO E ORGANIZA AÇÕES

Em alerta | DEFESA CIVIL MANTÉM EQUIPES DE SOBREAVISO E ORGANIZA AÇÕES DE APOIO A FAMÍLIAS AFETADAS PELA ENXURRADA

A Defesa Civil de São Gabriel - que integra equipes das secretarias operacionais do Poder Executivo - mantém profissionais de sobreaviso para imprevistos que possam acontecer durante o período da noite, desta quinta e madrugada de sexta, mediante a possibilidade de nova enxurrada.
Em pouco mais de 72 horas, o Município contabilizou cerca de 270 milímetros de chuvas. O índice supera a média oficial para todo o mês de abril (de cerca de 168 mm).
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal e secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira, o volume excessivo de chuva em um pequeno espaço de tempo provocou estragos em algumas residências e vias públicas. "Conforme foram chegando as notificações e pedidos de ajuda, nossas equipes foram providenciando soluções, como colocação de lonas, desobstrução de ruas e até isolamento de áreas que ofereciam risco às pessoas", explicou o coordenador.
No período da manhã de quinta-feira (28/04), a Defesa Civil orientou o morador de uma residência na Rua Barão de São Gabriel a interditar uma área localizada próxima a um muro afetado pela chuva. Problemas no alicerce da obra fizeram com que parte da lateral de uma parede cedesse.
Foram colocadas lonas nos telhados de residências nas ruas Ipiranga e Santa Catarina, ambas no Bairro Independência, e também em uma casa na Rua General Marques. As três moradias foram destelhadas. Uma delas foi atingida por um painel de energia solar, que, com a força do vento, se soltou do telhado vizinho e atingiu a parte superior da moradia ao lado.
Nos bairros Novo Horizonte e Cidade Nova, equipes da Secretaria Municipal de Obras relataram problemas de entupimento em bueiros e valetas e, conforme o tempo permita a ação do setor operacional, serão implantadas frentes de trabalhos nos dois locais.
Na Rua Norberto Porciúncula, morador informou a queda de uma árvore.