31/08/2021 Prefeito Municipal

DECRETO MUNICIPAL ALTERA PLANO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Novas Regras | DECRETO MUNICIPAL ALTERA PLANO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

O avanço da cobertura vacinal no município, com 70% da população local vacinada com a primeira dose e 42% imunizados com a segunda dose contra a Covid-19, está permitindo novas regras que ampliam a permissão de eventos públicos sociais e esportivos, dentre eles os esportes ligados à tradição gaúcha. O Prefeito Municipal Rossano Dotto Gonçalves assinou nesta segunda-feira, 30 de agosto, o novo Decreto Executivo Municipal n.º 105/2021, promovendo alterações  no Plano Municipal de Distanciamento Social, definido no Decreto Municipal 69/2021, exarado em 17 de maio deste ano. Presentes à assinatura, a secretária municipal de Saúde Kátia Raposo e a diretora jurídica da Secretaria Geral de Governo, Michele Costa.
O novo decreto, em conformidade com as mudanças recentemente aprovadas no Plano Regional de Distanciamento Social concebido pela Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) em parceria com o Governo do Estado,  prevê a liberação de eventos com público, com presença máxima de 160 pessoas, e eventos de colação de grau (formaturas), com até 350 pessoas, respeitando o distanciamento social.  Os esportes tradicionais da cultura gaúcha (Tiro de Laço, Paleteada, Carreira, Doma, Rodeio, etc) estão permitidos, sem a presença de público espectador, com acampamentos de no máximo 80 pessoas, desde que com a aprovação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), na Secretaria Municipal da Saúde.
 Segundo o prefeito Rossano Gonçalves, as medidas acompanham o êxito da campanha de vacinação, que tem conquistado gradualmente a redução da incidência de casos graves e a diminuição da lotação hospitalar. “É justo que, acompanhando o que foi decidido pelos prefeitos e comitês técnicos dos municípios da Fronteira Oeste, passemos a permitir a retomada gradual e segura do setor de eventos, que foi o mais duramente atingido durante a pandemia, e que precisa voltar a gerar renda e progresso na nossa economia", frisou.