Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/05/2021 Secretaria de Assistência Social
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CREAS ATENDEU, EM UM ANO, 28 CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Assistência | CREAS ATENDEU, EM UM ANO, 28 CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

O dia 18 de maio é considerado a data nacional de combate à abusos e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda de 2002, descreve que a violência e suas consequências são uma violação aos direitos humanos fundamentais, além de serem consideradas um grave problema de saúde pública no mundo. Os casos de violência sofridos na infância e na adolescência ocorrem em fases da vida de maior vulnerabilidade e por serem praticados, em sua maioria, no âmbito intrafamiliar, são encobertos pelo silêncio das vítimas, podendo se perpetuar por meses e anos.
No Brasil, crianças e adolescentes são protegidos por várias normas jurídicas e institucionais que garantem, ao menos no que diz respeito à lei, seus direitos humanos fundamentais. Em São Gabriel, o atendimento inicial é feito pela Polícia Civil e Conselho Tutelar. O trabalho de apoio à famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que acontece após o encaminhamento feito pelos órgãos de segurança. Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros, duas psicólogas e duas assistentes sociais trabalham na Unidade localizada na Barão de São Gabriel, 803, com atendimento das 8h às 14h. O Plantão CREAS pode ser acionado pelo telefone 996780708.
A Polícia - de janeiro a maio deste ano - atendeu 10 casos de denúncias relacionadas a abusos. O CREAS, que é responsável pelo amparo psicológico à vítimas, atendeu em pouco mais de um ano (levando em consideração março de 2020 a maio de 2021) 28 casos de violência sexual, sendo 20 com crianças e oito com adolescentes.
Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes. O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente, o que normalmente acontece por parentes ou pessoas próximas à família. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual.

Outras Notícias