05/08/2021 Secretaria da Saúde

2 DOSE - ESTADO VOLTOU ATRÁS E RETORNOU PARA 12 SEMANAS

Exigência | MUNICÍPIO SÓ PODERÁ AVANÇAR O PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SEGUNDAS DOSES, APÓS CONCLUIR A IMUNIZAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS VACINADAS ATÉ 27 DE MAIO

O governo do estado voltou atrás e retornou para 12 semanas o intervalo entre a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19 das marcas Oxford/AstraZeneca e Pfizer. Na primeira semana de julho, a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) haviam anunciado a redução do período para 10 semanas levando em consideração o registro de suspeitas de casos da variante Delta e quantidade de doses da duas vacinas reservados na Central de Armazenamento.
Em razão disso, o governo do estado orientou que as Secretarias Municipais só avancem no processo de vacinação após a conclusão da imunização total das pessoas que tomaram a 1ª dose até 27 de maio. "Sabemos que uma média de 500 pessoas ainda não foram fazer a 2ª dose. Só após isso e, segundo a orientação do Estado, voltaremos a chamar com o intervalo de 12 semanas", explica a secretária da Saúde, Kátia Raposo, que ainda ressalta a importância de completar a imunização. "A pessoa só estará protegida após receber as duas doses e quanto mais pessoas vacinadas, melhor para toda a comunidade".
Outro alerta feito pela Secretaria Municipal diz respeito a necessidade de a população seguir atendendo as medidas de prevenção.
"Mesmo com a vacinação, precisamos continuar usando máscaras, utilizando álcool em gel e evitando aglomerações. Só assim vamos conseguir vencer a pandemia. A conscientização de todos, neste momento, é a nossa maior aliada", finalizou.