06/07/2022

CONSELHO DE SANEAMENTO BÁSICO E CONSELHO DE TURISMO REALIZAM REUNIÕES

Diálogo | CONSELHO DE SANEAMENTO BÁSICO E CONSELHO DE TURISMO REALIZAM REUNIÕES

Nesta quarta-feira, 6 de julho, dois conselhos municipais relacionados a áreas distintas da gestão realizaram suas reuniões de trabalho, visando garantir sua funcionalidade como instrumentos de controle social e participação popular na deliberação das políticas públicas.
Pela manhã, no salão de atos da Prefeitura, ocorreu reunião do Conselho Municipal de Controle Social e Saneamento Básico, voltado para a formulação, planejamento e avaliação da Política Municipal de Saneamento e Plano Municipal de Saneamento Básico, coerente com o Marco Regulatório Nacional de Saneamento.  Esta reunião foi coordenada pela presidente do conselho, professora Luciana Borba Benetti, diretora do Campus local da Universidade Federal do Pampa.   “É um marco importante para a cidade, pois o saneamento básico é algo de extrema vitalidade para o funcionamento da cidade, e também o cumprimento da legislação que cria esse Conselho para auxiliar o Poder Executivo”, ressaltou a presidente do Conselho Luciana Benetti.
À tarde, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, foi a vez do Conselho Municipal de Turismo, onde foram alinhados alguns dos principais projetos para a política pública municipal do desenvolvimento turístico, como a criação do Centro de Informações Turísticas no antigo posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 290, onde ficará também a sede da Coordenação Municipal de Turismo, vinculada à SEDEC. O encontro também debateu a reformulação do conselho com o convite a novos integrantes, como a Coordenadoria Tradicionalista Municipal e o Esporte Clube São Gabriel. O Conselho de Turismo também irá solicitar ao Conselho Municipal de Cultura a indicação de uma entidade cultural para integrar o Comtur.  “Os conselhos são ferramentas da sociedade civil, e sem estarem ativos o Município perde acesso a recursos e projetos. Por isso o empenho do prefeito Lucas em dar funcionalidade e representatividade a todos os conselhos, para que auxiliem na construção das deliberações da sociedade”, assinalou.