08/07/2022

COMO PREFEITO, LUCAS MENEZES COMPLETA 100 DIAS DE GOVERNO

Gestão Pública | COMO PREFEITO, LUCAS MENEZES COMPLETA 100 DIAS DE GOVERNO

Dar continuidade a um projeto de governo aprovado nas urnas, aliando uma metodologia própria de administrar o Município e de acompanhar, de forma sistemática e pessoal, serviços de manutenção de estradas aparecem, por exemplo, entre as prioridades da gestão de Lucas Menezes no comando da Prefeitura Municipal.
Nesta sexta-feira (06/07), o chefe do Poder Executivo Municipal completa 100 dias à frente do governo. Depois de ter sido eleito vice-prefeito na chapa de Rossano Gonçalves, em 2020, ele assumiu o cargo de prefeito no dia 31 de março após Gonçalves renunciar para concorrer no pleito deste ano, atendendo uma exigência formal da legislação eleitoral.
Num período de transição, que envolve medidas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e adaptação do sistema de atenção a população na contenção dos efeitos pós-pandêmico, o início das atividades do Centro Oncológico Marina Ramos (através do SUS) ganha destaque nesses 100 primeiros dias. Funcionando em anexo ao Hospital de Santa Casa, a unidade oncológica já atende pacientes de toda região e possibilita que o gabrielense busque atendimento dentro de São Gabriel, sem a necessidade das longas viagens para manutenção do tratamento.
Com a conquista de R$ 1 milhão para a Santa Casa de São Gabriel, foi anunciada a 4ª etapa do Programa Avançar em Saúde para reforma do Serviço de Imagenologia (RAIO X). Esse montante se soma a R$ 1,5 milhão adquirido na 3ª etapa visando a aquisição de dois aparelhos de Raio X e um aparelho de tomografia.
A Prefeitura segue investindo na contenção a Covid-19 e em ações de conscientização. Mais de 145 mil doses de vacinas já foram aplicadas. Nesta sexta-feira, o Município atingirá a marca de 85 mil testes realizados, com redução no número de pacientes hospitalizados e queda no índice de infectados. Em São Gabriel, cerca de 17 mil pessoas já enfrentaram a doença e se recuperaram.
O diálogo envolvendo Município, Estado e União tem permitido anúncios de investimentos e projeções para o futuro. O prefeito Lucas Menezes destaca a interlocução com o governo federal. Em abril, ele participou de encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em Bagé, onde apresentou pedido de descontingenciamento de recursos do Incra e de agilização de convênios, num total de R$ 3,35 milhões. Em São Gabriel, em junho, conversou com o ministro do Desenvolvimento, Daniel Ferreira, quando entregou demandas referente ao aeroporto municipal e máquinas para a conservação das estradas municipais.
Situações adversas envolvendo o clima, com estiagem num primeiro momento e depois enchentes, tiveram que ser tratadas de forma emergencial para evitar que a população fosse ainda mais prejudicada. Algumas obras de infraestrutura urbana tiveram que ser reprogramadas, mas, em condições climáticas favoráveis, já estão sendo executadas.
Foram concluídas obras de pavimentação no acesso à Unipampa pela BR 290 e no Bairro São Bento, além da assinatura da ordem de serviço para nova fase do programa “+ Infra”, com asfalto em mais 15 quadras, no valor de R$ 4,3 milhões.
O maquinário também ganhou reforço. O governo municipal adquiriu duas retroescavadeiras, num investimento de R$ 908 mil.
O socorro aos atendidos pelas cheias de abril e a ação para construção de nova ponte no Passo do Pedroso, pelo DAER, na RS 630, também são ações relevantes. “Existe um projeto que a comunidade escolheu, estamos dando sequência e, na medida do possível, aplicando um perfil focado na busca da modernização da gestão e dos serviços para a população. Há muito trabalho pela frente, mas a confiança da comunidade nos renova dia após dia”, ressaltou.
A classe empresarial e pessoas que estão iniciando seus negócios ou que estão buscando formas de divulgar seus empreendimentos, talento e criações, ganharam uma nova vitrine para expôr seus produtos. A Feira dos Produtos da Terra dos Marechais, implantada através de uma parceria que reúne Prefeitura Municipal, EMATER, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Urcamp, teve duas edições, gerando renda e visibilidade para produtores e fabricantes locais.
Com o mesmo objetivo, a Prefeitura reeditou a Feira do Peixe e do Mel, na Praça Carlos Pereira, oferecendo espaço para comercialização de pequenos piscicultores e apicultores.
Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o SENAC, organizou oficinas de Marketing Pessoal e Entrevistas de Emprego para os gabrielenses.
TAMBÉM APARECEM COM DESTAQUE
Em abril, depois de meses impedidos de participarem de grandes eventos por causa da pandemia, os gabrielenses comemoraram, em praça pública, os 176 anos do Município com shows de músicos de São Gabriel, com a valorização de talentos locais e apresentação do cantor Serginho Moah.
O governo municipal fez a entrega de certidões para escrituração de 16 famílias no Bairro Élbio Vargas dentro de um processo de regularização fundiária. No interior, o INCRA confirmou a titulação dos assentamentos Zambeze, União pela Terra e Novo Rumo até o final de 2022.
Na área da educação, a Prefeitura Municipal investiu na manutenção de escolas, aquisição de equipamentos (notebooks para as tarefas administrativas das instituições) e contratação de inspetores de disciplina da Escola Cívico-Militar Menino Jesus CAIC, dando início ao processo de militarização da escola.