21/09/2022 Secretaria da Saúde

COMITÊ REALIZARÁ MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA

Cidade tem 580 focos com mosquito | COMITÊ REALIZARÁ MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA

Com 580 focos do mosquito Aedes Aegypti confirmados pelo Comitê Municipal de Prevenção à Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus, São Gabriel voltará a realizar mutirões para conter a elevação no número de infestações no Município. Hoje, larvas do mosquito já foram encontradas em mais de 2,2% das residências gabrielenses. O percentual é bem elevado e preocupante, tornando iminente o risco de surto ou epidemia de doenças, informa o presidente do Comitê, Alfredo de Oliveira Neves.
Maior comunidade de São Gabriel, a do Bairro Independência será o palco do próximo mutirão de combate e prevenção a dengue. No sábado (24/09), a partir das 9 horas, integrantes do Comitê Municipal farão visitas as residências.
Segundo relatório do Comitê Municipal, mais de 90% dos focos, onde o mosquito nasce e se multiplica, estão nas residências (dentro de casa, garagem, área de serviço e pátios). Na água limpa e parada acontece a proliferação. A fêmea, que se alimenta de sangue, também encontro dentro das casas o seu alimento.
"É fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros do mosquito nas suas residências", explica Neves.
O mutirão de sábado servirá para conscientizar, esclarecer e pedir auxilio à população. Os moradores serão orientados a descartar recipientes que possa armazenar água limpa e parada, tipo pneus, vasos sanitários, caixas de descargas, latas, lonas plásticas, garrafas pet, potes plásticos e outros.
Esse material deverá ser colocado na frente das residências entre o final de domingo e início de segunda (26/09). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, parceria no processo de mutirão, fará o recolhimento. Entulhos provenientes de reformas e construções e galhos de árvores não serão recolhimento.