15/06/2022

COMEÇAM PREPARATIVOS PARA A COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

COMEÇAM PREPARATIVOS PARA A COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

A Secretaria de Educação realizou na manhã desta quarta-feira (15/06) a primeira reunião para definir a programação das comemorações de 200 anos da Independência do Brasil.
O fogo simbólico da pátria vai chegar ao município no dia 18 de agosto e será conduzido até o 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB) por integrantes da Liga de Defesa Nacional (LDN). No dia 19, às 8 horas, o fogo será conduzido por atletas da Associação dos Corredores de Rua Gabrielenses (ASCORG), alunos da rede municipal e militares até a prefeitura, onde será recebido pelo Prefeito Lucas Menezes, e depois será conduzido até a 13ª Companha de Comunicações Mecanizada (13ª Cia Com Mec), ficando na unidade até o dia 1º de setembro, quando será, novamente, deslocado até a Praça Fernando Abbott para abertura Oficial da Semana da Pátria, às 9 horas, com hasteamento dos pavilhões.
A guarda do Fogo Simbólico da Pátria será feita pela Guarnição Militar Federal de São Gabriel até o dia 7 de setembro, dia dos desfiles militar e estudantil, encerrando com a hora da Unidade Nacional e extinção do fogo.
O secretário Edjor Lopes Borges confirmou algumas inovações que serão anunciadas posteriormente por se tratar de uma data especial (os 200 anos da independência do Brasil).
Participaram da reunião, na sede da Secretaria Municipal de Educação, o secretário de Educação Edjor Borges; a coordenadora de eventos da Educação, Miguelina Weber; o secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira; o comandante do 6º BE Comb, Tenente Coronel Orlando de Oliveira Marin; o comandante do 9º RCB, Tenente Coronel Adriano Rossetti de Souza Dias; o Cmt da 13ª Cia Com Mec, Capitão Lucas Eduardo de Freitas Catirse; o comandante do 4º Esquadrão da Brigada Militar, capitão Magno Almeida de Siqueira; o comandante do Colégio Tiradentes, Major Gerson Mello; e os integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Pátria, professores Leandro Chaves, João Neme e Jaime Santos.