16/03/2022 Prefeito Municipal

COMANDANTE MILITAR DO SUL RECEBERÁ A MEDALHA PLÁCIDO DE CASTRO

Homenagem | COMANDANTE MILITAR DO SUL RECEBERÁ A MEDALHA PLÁCIDO DE CASTRO

Depois de mais de dois anos sem realizar a cerimônia em função das contingências sanitárias e financeiras, a Medalha Plácido de Castro, condecoração máxima do Poder Executivo Municipal, voltará a ser concedida neste ano. A honraria será destinada pelo prefeito Rossano Gonçalves ao general Valério Stumpf Trindade, atual Comandante Militar do Sul.
Tradicionalmente a medalha é entregue na semana do aniversário de emancipação de São Gabriel, no começo de abril. Por questões de agenda do general, a medalha será entregue em cerimônia cívico-militar com formatura, no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, a partir das 8 horas do dia 24 de março, com permissão de acesso restrita pelo setor de Relações Públicas do 9º RCB e Guarnição. O ato terá a presença dos comandantes das unidades millitares de São Gabriel e região, com a outorga da medalha pelo Chefe do Executivo Municipal.
Ainda em abril, outras homenagens deverão ser prestadas, especialmente aos gestores e profissionais que atuaram na crise da pandemia do Covid-19. “Ressaltar a personalidade deste grande gabrielense que mantém viva a tradição de caserna da nossa Terra dos Marechais será um grande privilégio”, destacou o prefeito Rossano Gonçalves.
QUEM É O HOMENAGEADO
O General de Exército Valério Stumpf Trindade é natural de São Gabriel, filho do Coronel da reserva Vilfredo de Ivanoé da Silva Trindade, também gabrielense, que foi comandante da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada (13ª Com Mec) de 1963 a 1964, na época como capitão. No Comando Militar do Sul desde 2020, chefia o Exército nos três Estados do Sul.
Em 1975, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Virou oficial da Cavalaria em 1981. Além dos cursos regulares de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior, realizou curso de Gerenciamento de Recursos de Defesa, na Escola Naval de Pós-Graduação dos EUA.
No Exterior, foi Observador Militar da ONU em Angola (missão UNAVEM II) e na Iugoslávia (missão UNPROFOR). Nos dois locais teve oportunidade de estar em combates reais. Foi também adido militar junto à Embaixada do Brasil no Reino Unido (de 2008 a 2010).
No RS, comandou o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento Osorio), em Porto Alegre, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago) e a 3ª Região Militar (Porto Alegre), além de ter sido comandante-adjunto no Comando Militar do Sul.
Em outras funções, foi instrutor em três das principais escolas das Forças Armadas: a Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi ainda assessor militar na Presidência da República, subcomandante de Operações Terrestres do Exército e, no governo Bolsonaro, ocupou o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que cuida da segurança presidencial e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Em fevereiro de 2022, foi confirmado como futuro Chefe do Estado Maior do Exército, a ser nomeado a partir de abril pelo presidente Jair Bolsonaro.