18/04/2022 Secretaria da Saúde

FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE, PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO

Será na sexta-feira | COM 260 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE, PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE RECOLHIMENTO DE OBJETOS QUE SIRVAM DE CRIADOUROS NO BAIRRO CIDADE NOVA.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, realizará mutirão de recolhimento de pneus, garrafas e outros objetos que possam servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. A mobilização acontecerá na sexta-feira (22/04), no Bairro Cidade Nova.
No início de abril, a Secretaria emitiu um alerta epidemiológico sobre a dengue. De acordo com o setor de combate ao mosquito, São Gabriel tem 260 focos identificados nos bairros Trindade, Cidade Nova, Mariana e Pascotin e também casos de notificações da doença já confirmados, com três pacientes com dengue. São casos importados (infectados fora de São Gabriel).
A secretária da Saúde, médica Kátia Raposo, depois de se reunir com profissionais que atuam no Setor de Combate e Prevenção a Dengue, divulgou orientações que deverão ser repassadas à população do Bairro Cidade Nova. Nesta região da cidade estão os principais focos do mosquito.
"Os moradores precisam participar da campanha, recolhendo todos os objetos que possam armazenar água e se transformar em possíveis criadouros. Esse material será recolhido na sexta-feira", explicou.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos participarão da mobilização com veículos recolhendo esse tipo de objeto. É importante ressaltar que o mutirão é parte integrante de uma ação organizada pela Secretaria Municipal da Saúde. Portanto, segundo o secretário de Serviços Urbanos, André Focaccia, serão recolhidos pneus, garrafas, bacias, vasos e outros objetos que armazenam água. É importante que a população entenda que, neste momento, não haverá recolhimento de entulhos, galhos de árvores e outros descartes. A pasta municipal garantirá a destinação correta para esses objetos.