08/10/2021 Secretaria da Saúde

CENTRO DE ONCOLOGIA MARINA RAMOS AGORA É SERVIÇO SUS

Conquista da Região | CENTRO DE ONCOLOGIA MARINA RAMOS AGORA É SERVIÇO SUS

Na tarde desta sexta-feira, 8 de outubro, o prefeito Rossano Gonçalves comunicou, através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de São Gabriel, uma notícia recebida em contato telefônico com a secretária estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann: o Ministério da Saúde homologou o credenciamento do Centro de Oncologia Marina Ramos, da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, como um serviço do Sistema Único de Saúde, o que permitirá o atendimento público dos pacientes oncológicos de cinco municípios: Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul e São Gabriel. “É uma grande notícia para a região, porque vai minimizar o sofrimento dos pacientes que viajam quilômetros e quilômetros para fazer esse tratamento”, frisou a secretária Arita Bergmann ao prefeito.
Segundo a secretária informou ao prefeito Rossano Gonçalves que o Ministério da Saúde aprovou todo o processo de credenciamento do serviço de oncologia do hospital gabrielense, faltando apenas a formalidade da publicação da portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União, nos próximos dias. “Seguramente, no mês de novembro já poderemos ter pacientes SUS ingressando para tratamento de oncologia nesse serviço da nossa Santa Casa”, disse o prefeito, que fez questão de agradecer diversas lideranças e instituições que apoiaram  essa luta, iniciada ainda em 2016, quando como prefeito eleito para o seu quarto mandato, foi a Brasília tratar desse serviço junto ao Ministério da Saúde com o falecido provedor da Santa Casa, Marcos Irineu Ramos de Góes. “Agradeço ao atual provedor Cilon Lopes de Siqueira e aos ex-provedores que estiveram conosco nessa luta; ao ex-secretário de Saúde de São Gabriel, Ricardo Coirolo; a secretária municipal de Saúde Kátia Raposo; a todos os agentes públicos, federais e estaduais, que cooperaram e pressionaram para a aprovação desta conquista. Mas sobretudo, agradeço especialmente ao meu vice Lucas Menezes", assinalou o prefeito.
O Centro de Oncologia Marina Ramos funciona no mesmo local onde, em julho de 1997, o prefeito Rossano Gonçalves, em seu primeiro mandato, inaugurou o primeiro formato do Pronto Atendimento 24 Horas. “É simbólico que esta nova conquista ocorra neste mesmo espaço, cerca de 24 anos depois , construindo um novo marco na prestação de saúde pública na nossa comunidade e região. Essa vitória está acima das distinções políticas e partidárias, é uma conquista de todos nós”, assinalou.