Dilema Histórico | CELULOSE RIOGRANDENSE E PREFEITURA DISCUTEM PARCERIA SOBRE A PONTE DO PASSO DO PINTO
Preocupada com a viabilidade técnica da colheita do horto florestal e outras fazendas de eucaliptos que tem como principal via de escoamento da produção a RS 630, a empresa CMPC Celulose Riograndense, maior indústria florestal da América Latina, se propõe a firmar parceria para a reconstrução da ponte do Passo do Pinto. O Consultor de Relações Institucionais da empresa, Daniel Andreotti, tratou do assunto em reunião com o prefeito Rossano Gonçalves e o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, nessa quarta-feira, 16 de março.
A empresa possui em São Gabriel um de seus pólos regionais de produção, com escritório próprio e diversas subsidiárias gerando empregos diretos no município. “A CMPC tem fazendas com plantio de eucalipto para serem colhidos nos próximos meses na região, cuja única saída para essa madeira passa pela RS 630 em direção à BR 290. Aquela ponte não suportaria o tráfego com o peso dos bitrens, que chegam a 57 toneladas”, afirmou Andreotti, que procurou o prefeito para retomar diálogo para propor ao Governo do Estado uma parceria para a reconstrução da ponte. “A empresa se propõe a participar da execução de uma nova ponte, mas precisamos do Município para formalizar interesse junto ao Estado”, ressalta.
O prefeito vai encaminhar manifestação ao Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes e ao diretor-presidente do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens, Luciano Faustino da Silva, reiterando o interesse do Município numa parceria. “A colheita da silvicultura será feita nos próximos meses, e se o Estado não se mobilizar nem mesmo para viabilizar uma parceria, haverá um prejuízo para a empresa, para os produtores e para a economia da região”, ressalta o Chefe do Executivo.