11/05/2022 Secretaria da Saúde

CEDÊNCIAS DE MÉDICOS DO ESTADO MANTIDAS EM SÃO GABRIEL

Saúde | CEDÊNCIAS DE MÉDICOS DO ESTADO MANTIDAS EM SÃO GABRIEL

Uma questão administrativa entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Prefeitura de São Gabriel foi superada com diálogo e solucionada de forma efetiva na manhã desta quarta-feira, 11 de maio, em reunião do prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O prefeito reuniu-se com a secretária na sede da pasta, em Porto Alegre, acompanhado do chefe de gabinete do deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), Ernani Ruschel.
A controvérsia dizia respeito à cedência de profissionais da pediatria e anestesia ao Município pelo Estado, ficando garantida sua manutenção pela secretária Arita. “Não há intenção do Estado em remover estes profissionais da atenção básica no Município”, garantiu a secretária ao prefeito, que declarou já terem sido feitos pelo Município os ajustes necessários.
A secretária não deixou de fazer referência ao vitorioso cadastramento do Centro de Oncologia de São Gabriel junto ao SUS, e ressaltou a qualidade da gestão de saúde feita pelo hospital local, com apoio e recursos do Município. “Não basta apenas existir o recurso e repassar os valores se não existe gestão de qualidade, e São Gabriel dá um grande exemplo de gestão na saúde de média e alta complexidade. Sei do apoio histórico prestado pela prefeitura à Santa Casa, e o Estado seguirá sendo parceiro de quem dá tanto retorno em qualidade do investimento em saúde”, ressaltou.