Depois de oito anos sem festividades, o tradicional Carnaval de rua de São Gabriel está de volta. O retorno aconteceu na noite de domingo (02/02), na Praça Dr. Fernando Abbott, e foi marcado por uma grande celebração com a presença de milhares de foliões
Depois de oito anos sem festividades, o tradicional Carnaval de rua de São Gabriel está de volta. O retorno aconteceu na noite de domingo (02/02), na Praça Dr. Fernando Abbott, e foi marcado por uma grande celebração com a presença de milhares de foliões. A atração principal da noite foi a banda Galactica "Os Rouxinóis" de Uruguaiana, composta por 80 integrantes, incluindo bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, que encantaram o público com uma apresentação vibrante.
Antes do início das apresentações, a Prefeitura realizou uma homenagem especial aos blocos carnavalescos e escolas de samba que mantiveram viva a tradição do Carnaval na cidade. Foram reconhecidos os blocos Três de Outubro, Cohabêbados, Diretoria, Olodum Folia, Geni, Jupob, Kizueira, Leão de Ouro, Milionários do Samba, Santa Cruz, União da Ilha e Unidos da Vila Mariana, assim como as escolas de samba Império da Zona Norte, Filhos da Lua, Filhos de Olodum, Aquarela do Brasil, Amor de Carnaval e Vai Mesmo.
O Bloco Bambas da Orgia teve um momento de destaque ao subir ao palco para receber um troféu em homenagem à professora Cleuza Regina da Rosa Corrêa, vice-presidente da entidade, falecida em maio de 2024. A homenagem emocionou o público, que reconheceu sua contribuição para a cultura carnavalesca da cidade. Além disso, o menino Pietro, também integrante do bloco, recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos do Rei Momo, Cláudio Castro, simbolizando a esperança e o futuro do Carnaval de Rua de São Gabriel.
Durante a celebração, o prefeito Lucas Menezes destacou a importância do retorno do Carnaval e o compromisso da gestão municipal em fortalecer a festa nos próximos anos. "O retorno do Carnaval é um pedido antigo e um compromisso nosso. Mas esse retorno é feito com muita responsabilidade, já que visamos tornar o nosso Carnaval muito grande nos próximos anos. Carnaval é sinônimo de festa, alegria, irreverência, criatividade, paz, integração e convivência, e nós respeitamos muito tudo isso", afirmou o prefeito.
Programação continua com desfile de escolas e blocos
A programação do Carnaval de São Gabriel segue nesta segunda-feira (03/03), a partir das 21h, com o desfile das escolas de samba, blocos carnavalescos e entidades particulares. A expectativa é de que a festa continue movimentando a cidade, fortalecendo a tradição carnavalesca e incentivando a cultura local.
O retorno do Carnaval de rua é visto como um marco para a cultura de São Gabriel, trazendo de volta a energia e a paixão dos foliões que aguardavam ansiosamente pela retomada da festa. Com organização, segurança e animação, a edição de 2025 promete ser o ponto de partida para uma nova era do Carnaval na cidade.