Braço administrativo | MESMO COM DIFICULDADES POR CAUSA DE ENCHENTES, SÃO GABRIEL AMPLIA INVESTIMENTOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO
O Município de São Gabriel vai fechar 2024 com mais de 27% do seu orçamento destinado à Educação (2% acima do exigido por lei) e 22% direcionado à Saúde, o que representa 7% acima do que determina a Constituição Federal. Além disso, a Secretaria Municipal da Fazenda está com financiamentos, convênios e fornecedores em dia; questões - como pagamento do 13º Salário - seguem o previsto no cronograma financeiro, com parte sendo projetada para ser paga à vista e outra parcela através de financiamentos bancários.
O secretário da Fazenda, Artur Goularte, admite que o Município enfrenta as mesmas dificuldades - que os demais municípios gaúchos - por causa das enchentes de maio. “Vamos ter dificuldades para fechar 2024, assim como sempre acontece todos os anos. Tivemos queda na arrecadação e não tivemos recomposição da receita, mas a situação está controlada. Exemplo disso, é o salário do servidor, que tem sido pago na virada de cada mês e, alguns casos, pago antes do fechamento do mês, como aconteceu em outubro”, comenta.
O secretário explica que as perdas afetaram o caixa do município e dificilmente uma prefeitura gaúcha não vai ficar com restos à pagar. “Mas isso está dentro do previsto. Estamos trabalhando dentro da normalidade. Todos deixam contas para pagar, mas sempre temos dinheiro em caixa para suprir as contas essenciais”, finalizou.