24/03/2022 Secretaria de Assistência Social

BENEFICIÁRIOS DE BPC PRECISAM ATUALIZAR CADASTRO

Cidadania | BENEFICIÁRIOS DE BPC PRECISAM ATUALIZAR CADASTRO

Para continuar recebendo o benefício assistencial do Governo Federal, os usuários de Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso ou Doença, precisam realizar a atualização de seus dados junto ao Cadastro Único, base de dados para todos os programas federais de transferência de renda. A informação é da coordenadora municipal do CadÚnico, Camila Abreu, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
O calendário de recadastramento tem datas-limites distintas conforme a data de aniversário do beneficiário, mas o apelo da coordenação do Cadastro Único é para que os beneficiários compareçam ao local para atualizar seu cadastro o quanto antes. “Em função da pandemia, muitas pessoas não atualizaram seus cadastros e algumas até  tiveram seu benefício suspenso. Quanto mais rapidamente as atualizações forem feitas, mais seguro para o beneficiário”, salienta.
A coordenadora explica que o BPC não tem relação com benefício de aposentadoria. “O BPC  idoso ou doença, é um benefício assistencial para quem não tem vínculo com o INSS, um salário mínimo por mês sem gratificação natalina. Quem recebe estes benefícios precisa atualizar seu cadastro conosco”, ressalta.
O Setor de Cadastro Único e Transferência de Renda funciona na rua General Mallett, 147, no antigo Restaurante São Rafael, das 8h às 17:30 sem fechar ao meio dia. Os beneficiários devem trazer RG, CPF, Carteira de Trabalho e conta de luz atualizada, de todas as pessoas que residem no mesmo endereço. No caso de filhos menores de idade, apresentar Certidão de Nascimento.