26/09/2022 Secretaria de Educação

AZEVEDO SODRÉ SEDIOU CURSO DE COORDENADORES DE CLUBES DE CIÊNCIAS

Educação | AZEVEDO SODRÉ SEDIOU CURSO DE COORDENADORES DE CLUBES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO

A Escola Municipal de Campo de Ensino Fundamental Maria Manoela da Cunha Teixeira, na sede distrital de Azevedo Sodré, sediou no sábado, (24/9) o “Curso de Coordenadores de Clubes de Ciências de Escolas do Campo”.  Com planejamento e execução do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o curso reuniu professores das cidades de São Gabriel, Caçapava do Sul, Bagé, Santiago, Nova Santa Rita e Porto Alegre. A diretora da escola Lia Heberlê de Almeida e Supervisora Josiane Vargas receberam os participantes. A secretária de Educação em exercício, Ângela Medeiros de Assis Brasil, representou o prefeito Lucas Menezes.
A formação vem sendo executada desde o mês de maio, através de aulas virtuais através do YouTube, sendo esta em São Gabriel, Polo 1,  a primeira aula presencial e a próxima será realizada em Nova Santa Rita, Polo 2, dia 8 de outubro.
Os representantes das cidades participantes ressaltaram a importância das escolas do campo na educação, a partir de cada experiência relatada na abertura do evento. O coordenador do curso, Doutor José Vicente Lima Robaina, professor da URFGS, agradeceu a recepção por parte da Secretaria de Educação e direção da escola Maria Manoela, elogiando sua estrutura. Disse que o encontro propôs muito aprendizado, pelo excelente trabalho realizado pelos professores participantes.
Durante todo o dia, a formação tratou de questões ligadas ao ensino científico nas escolas de campo, destacando-se a implantação de hortas e pomares nas escolas e a manutenção a partir do conhecimento científico com técnicas adequadas e dentro da realidade dos alunos. Foram realizadas diversas oficinas coordenadas pela bióloga e responsável pelo setor de educação ambiental da SEME, Julianne Munhoz, e do Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Engenheiro Agrônomo André Coppetti, para troca de experiência e conhecimento com a participação de acadêmicos da Unipampa.