Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
20/03/2025 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Aumentam os casos de dengue em São Gabriel: 13 confirmações e alerta para focos do mosquito

O acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas e caixas d'água abertas, por exemplo, é o principal fator de risco.

São Gabriel enfrenta um aumento nos casos de dengue, com 13 infecções confirmadas até o momento. Segundo informações do setor de combate à dengue, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, os casos estão distribuídos da seguinte forma: um no Bairro Independência, um no Bairro Rivera e 11 na área central da cidade.

Desde o início do ano, as equipes de combate à dengue realizaram aproximadamente 12 mil visitas a imóveis, identificando 283 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O dado mais preocupante é que mais de 90% desses focos foram encontrados residências (seja no interior das moradias ou em áreas externas).
A Secretaria Municipal da Saúde reforça a necessidade de colaboração da população na eliminação de locais propícios para a proliferação do mosquito. O acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas e caixas d'água abertas, por exemplo, é o principal fator de risco.
Diante do aumento de casos, a Secretaria da Saúde estuda intensificar as ações de prevenção e controle, como mutirões de limpeza e campanhas educativas. A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, é fundamental procurar uma unidade de saúde.
A mobilização da comunidade é essencial para impedir a propagação da doença e garantir a segurança de todos.

Outras Notícias