22/10/2021 Secretaria de Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTREGA CERCA DE 2 MIL CESTAS BÁSICAS

Atenção à Extrema Pobreza | ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTREGA CERCA DE 2 MIL CESTAS BÁSICAS EM 2021

Desde janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social já distribuiu 1998 cestas básicas para famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, através do Cadastro de Benefício Eventual, atendendo 1052 famílias, o que representa um contingente aproximado de 5260 pessoas. Os dados são do setor técnico da secretaria, que responde pela coordenação do serviço de Plantão Social.
A pandemia mundial do Coronavírus, que eclodiu no Brasil em fevereiro de 2020 e já perdura há 22 meses, agravou o processo sócio-econômico de aumento da extrema pobreza e da desigualdade social no país. Segundo dados recentes da Fundação Getúlio Vargas, somente três estados brasileiros não tiveram aumento da extrema pobreza entre novembro de 2019 e janeiro de 2021: Acre, Pará e Tocantins. O Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Governo do Estado aponta cerca de 11% da população gaúcha vivendo em situação de extrema pobreza, o que equivale a uma renda per capita de R$ 178,00 por mês. “É evidente que o desempenho da economia do país e do Estado tem reflexos na população de São Gabriel, e a secretaria tem buscado coordenar esforços técnicos para integrar e atender estas pessoas no Sistema Único de Assistência Social, atendendo tanto aos critérios da legislação quanto às diretrizes do prefeito Rossano Gonçalves, que tem tratado a questão social sempre com absoluta prioridade”, ressalta a secretária Juliana Medeiros.
O acesso às cestas básicas e outros serviços emergenciais do Plantão Social é feito após triagem e entrevista social das famílias pela equipe técnica de assistentes sociais, para cadastramento e acompanhamento permanente.  “Os esforços do Município tem sido no sentido de minimizar os efeitos da crise global atendendo a quem precisa, e é importante destacar o apoio de inúmeros grupos sociais de voluntariado da nossa comunidade que tem sido sensíveis às necessidades destas pessoas”, frisa a secretária.
O contato do Plantão Social, por telefone ou whatsapp, é (55) 99610 9037