27/04/2022 Secretaria da Saúde

AMBULATÓRIO DE RISCO SERÁ TRANSFERIDO PARA NOVA SEDE

Atendimentos serão na Unidade Brandão Jr | AMBULATÓRIO DE RISCO SERÁ TRANSFERIDO PARA NOVA SEDE NESTA QUARTA-FEIRA.

A Secretaria Municipal da Saúde vai transferir, nesta quarta-feira (27/04), o Ambulatório de Risco para uma nova sede. A Unidade vai funcionar em uma sala própria, construída na Unidade Brandão Júnior, ao lado da Farmácia Popular, na Rua Brandão Júnior.
O Ambulatório, destinado ao cuidado especializado em situações de risco à vida humana, é responsável pelo rastreamento de recém-nascidos até o 1º ano de vida e monitoramento de bebês de risco nascidos com peso inferior a 2,5 kg (prematuros) ou então com idade gestacional igual/inferior a 36 semanas ou que tenham nascido de parto domiciliar.
A Unidade também atende mães com doenças prévias, hipertensas e diabéticas; com partos prematuros anteriormente; com três ou mais filhos vivos; com dois ou mais filhos nascidos mortos; com menos de 20 ou mais de 35 anos.
O programa ainda fornece para as mães cadastradas leite em pó e vale transporte conforme necessidade da família e garante atendimentos de serviço social e nutrição.
Em nota, divulgada na terça-feira (26/04), a equipe da Saúde confirmou que a unidade será transferida na tarde desta quarta-feira (e por isso não haverá atendimento no período da tarde); os serviços começarão a funcionar, normalmente, já na quinta-feira, na nova sede.
Em 2022, o Ambulatório de Risco já atendeu 70 crianças (cadastradas) e 23 ingressas esse ano; no total, foram realizados 155 atendimentos pediátricos.
Entre as gestantes, das 87 atendidas, 39 foram cadastradas em 2022. O setor registrou 214 atendimentos obstétricos, entre janeiro e abril.
Em 2021, a Secretaria Municipal da Saúde centralizou o Teste do Pezinho (no bebê recém nascido) no Ambulatório de Risco, atingindo a marca, somente este ano, 252 coletas (primeira coleta; recoleta quando necessário; punção digital dos pais, quando necessário; envio dos testes para POA; entrega dos resultados para a família).
O Ambulatório também contabilizou 948 atendimentos de enfermagem, além dos individualizados, tais como: avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes de gravidez, injetáveis, visitas domiciliares e controle de peso (crianças).