A alta procura tem surpreendido positivamente a Secretaria da Saúde e reforça a importância da imunização, especialmente para os grupos mais vulneráveis
A campanha de vacinação contra a gripe começou com forte adesão em São Gabriel. Na primeira remessa, o município recebeu 2.200 doses e, em apenas dois dias, mais de 2 mil já foram aplicadas nas unidades de saúde da cidade. A alta procura tem surpreendido positivamente a Secretaria da Saúde e reforça a importância da imunização, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
Neste ano, a campanha é direcionada a públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, militares do Exército e das Forças de Segurança, além de funcionários dos Correios.
A enfermeira Graça Barros, que acompanha de perto a mobilização, explica que a vacina contra a gripe passou a integrar o calendário regular de imunização para alguns grupos. Por isso, a expectativa é que as doses estejam disponíveis ao longo de todo o ano. "Provavelmente, não será ampliada para a população em geral. Quem não está entre os grupos prioritários deverá procurar a imunização em farmácias ou clínicas particulares", afirmou.
Para facilitar o acesso da população, a vacinação está sendo realizada nas unidades Central, Henriqueta, Zona Oeste, Independência, Caic, PAM, Bom Fim, Nosso Sonho e Santa Clara. O atendimento acontece das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
A expectativa da Secretaria da Saúde é manter o ritmo da campanha e garantir a proteção dos grupos mais expostos aos riscos da gripe. A recomendação é que quem faz parte do público-alvo procure a unidade de saúde mais próxima e se imunize o quanto antes.