28/10/2021 Secretaria de Educação

ABERTA A 13ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO GABRIEL

Literatura | ABERTA A 13ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO GABRIEL

Em cerimônia transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de São Gabriel e Secretaria Municipal de Educação, foi oficialmente aberta a 13a edição da Feira do Livro de São Gabriel, em caráter totalmente virtual. A aquisição de livros e promoções está disponível nas livrarias parceiras presencialmente ou pela internet. Neste ano, mais de 25 autores de diversas cidades do Rio Grande do Sul e até do exterior estão lançando suas obras durante a programação, em transmissões ao vivo pelas redes sociais.
O prefeito Rossano Gonçalves foi representado pelo vice-prefeito Lucas Menezes, que exaltou a obra do patrono da feira, o gabrielense Amilcar Bettega Barbosa. “Se por um lado a feira não-presencial nos limita, por outro tem a possibilidade de alcançar milhares de pessoas no mundo todo, cumprindo o extraordinário papel de fomentar e incentivar o hábito da leitura”, ressaltou.
O secretário Edjor Borges frisou a necessidade da literatura e da arte para recuperar a formação dos estudantes no contexto pós-pandemia. “A Educação precisa ser cada vez mais construtiva, solidária, cada vez mais humana, e não é possível formar bons técnicos e bons profissionais no futuro se não forem, antes de tudo, seres humanos conscientes”, assinalou.�O patrono, Amilcar Barbosa, falou diretamente de Paris, onde reside atualmente, e ressaltou o fato de sua obra estar agora disponível nas bibliotecas de cada uma das 37 escolas municipais de São Gabriel. “Eu ia na biblioteca do Menna Barreto, aquele local de silêncio reverencial, e ao encontrar a obra de um gabrielense que fez grande sucesso na sua época como escritor, ainda que não tivesse naquela época lido uma linha de Alcides Maya, nascia ali o desejo de quem sabe um dia também me expressar como autor. Se um dia, no futuro, uma criança ver um livro meu, se identificar por ser da minha terra e também vir a se expressar pela literatura, será uma grande satisfação”, assinalou.
Houve um momento breve de homenagem à professora Cláudia Hoffmann Jardim, que atuava na EMCEF Mascarenhas de Moraes, e faleceu no dia de hoje. O toque do “Cincerro”, sino tradicional usado para conduzir o gado nas estâncias, abriu formalmente a Feira do Livro deste ano.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
28 de outubro (quinta-feira)
10h - Abertura:
- Pronunciamento do Secretário de Educação, Edjor Borges;
- Pronunciamento do Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves;
- Pronunciamento do Capataz da Feira, João Vicenti dos Santos;
- Pronunciamento do Patrono da Feira, Amilcar Bettega Barbosa;
- Toque do “Cincerro” e abertura oficial da Feira;
11h - Programa “Musicando que se Aprende”, com Veco Marques;
15h - Contação de Histórias, com Professora Aliane Alves (São Gabriel);
16h - Lançamento das Obras “Amanhecer no Pago (3ª edição)” e “Gurizito Campeiro”, de Fernando Almeida;
16h30min - Lançamento de “Amenidades 13”, de João Alfredo Reverbel Bento Pereira.
17h - Lançamento de "Terra Brasiliensis", de Eduardo Palermo;
Dia 29 de outubro (sexta-feira)
10h - Roda de Conversa com o Patrono, Capataz e Ex-Patronos;
11h - Lançamento do livro ˜Saúde Emocional dos Educadores˜, de Fernanda Coradini e Graciela Coelho;
14h - Apresentação Musical do Capataz da 13ª Feira do Livro, João Vicenti dos Santos;
15h - Lançamento de "Pelo Escuro Nasce a Cor da Poesia", de Eloísa Prates;
15h10min - Lançamento de “O Pavilhão dos Loucos Amores”, de Pio Furtado;
15h20min - Lançamento de “A Lista de Schindler + O Mundo como ele é”, de Renato Moreira;
15h30min - Lançamento de “ArdeMente”, de Pirajá Barreto Cibis;
15h40min - Lançamento de “Um Poeta Angolano entre os Gaúchos”, de Luvumbo Manuel Quionza;
15h50min - Lançamento de “Enigma”, de Neuza Knorr;
16h - Lançamento de “A Nova Era do Universo – Parte I e II”, de Julio Steinmetz;
16h10min - Lançamento de “Clima de Festa”, de Neiva de Melo;
16h20min - Lançamento de “Da Mesma Nascente”, de Maria Ledir Dall;
16h30min - Lançamento de “Um Chimarrão com o Diabo”, de Julio Ribeiro;
16h40min - Lançamento de “Descobrindo o Amor”, de Delei Tonoli;
16h40min - Lançamento de “Arizinho e a Pandemia”, de Ari Heck;
16h50min - Lançamento de “Alma em Segredo”, de Cirne Colares;
17h - Lançamento de “Nada Cale a Nossa Voz”, de Maria Sodenir Freitas;
17h20min - Lançamento de “Poemas Iluminados”, de Leuson da Cruz;
18h - Palestra da Biblioteca do Senado, com Cíntia Mara Machado Ferreira da Costa (Coordenadora da Biblioteca) e Osmar Carmo Arouck Ferreira (Chefe do Serviço de Pesquisa Parlamentar do Senado Federal).
30 de outubro (sábado)
10h - Programação da ACAM;
11h - Momento UNIPAMPA 15 ANOS;
15h - Lançamento de “Lucas e os Sonhos”, de Marcela Jobim Rodrigues;
15h30min - Lançamento de “O Gemido Animal do Homem”, de Rossyr Berny;
16h - Lançamento de “Quatro Estações”, de Eduardo Fadul;
16h30min - Lançamento de “Etapas da Minha Caminhada - Vida do Gen. Alfredo Souto Malan”, de Carlos José Sampaio Malan;
17h - Encerramento.