14/04/2022 Secretaria da Saúde

A SECRETARIA DA SAÚDE ATENDE CERCA DE 8 MIL PACIENTES

Conscientização | A SECRETARIA DA SAÚDE ATENDE CERCA DE 8 MIL PACIENTES HIPERTENSOS AO MÊS.

O dia 26 de abril, em todo o Brasil, é reservado para ações de conscientização na área da saúde de para pacientes com hipertensão arterial. O Dia Nacional chama a atenção da população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, que mata mais de 10 milhões de pessoas por ano no mundo. No país, estima-se que 33% da população adulta seja hipertensa e, considerando só quem tem mais de 60 anos, este percentual gira em torno de 65%. Mas entre 30% e 50% dos brasileiros desconhecem o diagnóstico.
Em São Gabriel, as Unidades Básicas de Saúde de referência dos pacientes atendem as mais diversas patologias. Mensalmente, são atendidos quase 8 mil pacientes com hipertensão arterial. A secretária Kátia Raposa, titular da Secretaria Municipal da Saúde, acredita que esse número pode ainda ser bem maior, uma vez que os dados oficiais revelam apenas as pessoas que buscam atenção médica nas UBS's ou são acompanhadas por um profissional de saúde do Município. "Muitas outras pessoas acabam não entrando para essa estatística, pois não buscam atendimento, seja porque não sabem dessa necessidade ou porque, erroneamente, acabam se automedicando", comentou.
A Secretaria Municipal da Saúde tem um clínico geral em cada posto de saúde para atender a população, inclusive a hipertensa. Esse é o primeiro passo.
Após a realização de todos os procedimentos, o médico pode pedir exames e determinar que o paciente siga sendo monitorado por profissionais da UBS de referência.
O segundo passo requer o encaminhamento para atendimento especializado na Unidade Brandão Júnior, quando necessário, onde dois profissionais atuam no Programa Hiperdia. Os médicos Giancarlo Alves Bina e Gerson Luis Barreto de Oliveira são os responsáveis por essa atenção.
Segundo a farmacêutica Ana Alice Gomes Siqueira, servidora da Secretaria, os pacientes hipertensos - pressão controlada e sem gravidade - devem fazer avaliações de seis em seis meses. Os hipertensos são inseridos no sistema e o monitoramento é realizado de forma efetiva, com a participação dos agentes de saúde no atendimento preventivo.