São Gabriel, 12/04/2021

DIA DA MULHER: ELAS ESTÃO NA LINHA DE FRENTE CONTRA A PANDEMIA

São Gabriel, 08/03/2021

parcela da equipe do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19

Se o dia 8 de março passou para a história como uma homenagem a mulheres que, no final do século 19, arriscaram a própria vida para que outras mulheres pudessem ter direito a um ambiente de trabalho mais justo, em 2021 mais uma vez são elas, em grande maioria, arriscando suas vidas e sua saúde em favor da vida de milhares de gabrielenses.  Em São Gabriel, a imensa maioria dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia do Coronavírus é formada por mulheres. Médicas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, profissionais de higienização, tanto na equipe da Secretaria Municipal de Saúde como no hospital Santa Casa de Caridade.

Desde o começo da nova gestão, é também uma mulher que comanda a secretaria da Saúde em um dos momentos mais desafiadores da história da saúde pública: a médica Kátia Raposo, que já atuava como coordenadora do Comitê de Combate ao Covid-19 na gestão anterior, juntamente com o então secretário e hoje diretor clínico da Santa Casa, Ricardo Lannes Coirolo. “Tenho uma equipe abnegada de homens e mulheres, mas é lógico que elas são a maioria. E contar com o olhar humano e sensível delas no Gripão, no atendimento clínico, na vacinação e em todas as demais fases da Covid-19, é, sem dúvida, fundamental”, ressalta a secretária.

O prefeito Rossano Gonçalves ressaltou a importância da sensibilidade feminina na condução de ações da máquina pública em favor do contribuinte, especialmente nesse que é o foco prioritário da agenda do Município, o combate à pandemia. “Cuidar das pessoas é um desafio diário, e o Município enfrenta esta tarefa diária graças ao comprometimento de cada servidora, seja celetista, estatutária, comissionada ou estagiária”, assinalou, sem deixar de mencionar os desafios da desigualdade no Município. “Temos um longo caminho para superar o machismo cultural que gera terríveis feminicídios, e isto só se constrói ensinando o respeito desde a Educação de base, estimulando a cultura de paz nas famílias e oferecendo serviços públicos iguais para todos, independente do gênero ou condição social”, frisou ainda o prefeito, ressaltando a importante contribuição das mulheres em seu governo, como a secretária Juliana Medeiros, atendendo às famílias em vulnerabilidade social com dinamismo e sensibilidade, e `nossa secretária Kátia Raposo, mulher prática, objetiva e que conduz esse momento tão difícil da nossa saúde pública com louvável competência. A elas, em nome de todas, meu reconhecimento e minha homenagem”, ressaltou.

Copyright © 2021-2024 - Cópia do conteúdo autorizada desde que citada a fonte.