São Gabriel, 28/01/2021

Falta água no interior do Município | PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA ZONA RURAL POR CAUSA DA ESTIAGEM.

São Gabriel, 25/11/2020

A Prefeitura decretou situação de emergência na área rural do Município em razão da falta de chuvas em várias localidades do interior de São Gabriel. O anúncio oficial aconteceu no começo da noite de terça-feira (24/11). O prefeito Rossano Gonçalves assinou o decreto com base em parecer técnico da Defesa Civil, que apontou perdas na agroindústria e pecuária tendo como consequência, ainda, situações que afetam o meio ambiente.
De acordo com o prefeito, a administração também levou em conta dados de instituições como Emater, que apontaram redução de 30% na área de plantio de arroz e conclusão de apenas 50% da área de soja devido a falta de água estocada em barragens e nos rios.
Nos últimos 115 dias,  de acordo com a Defesa Civil, o Município de São Gabriel contabilizou um déficit de chuva que chega a 245 milímetros em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Município também enfrentou problemas com a falta de chuva.
O levantamento aponta que o Município já contabiliza um prejuízo econômico de R$ 17 milhões, mas o prefeito ressalta que o número é apenas uma projeção inicial, já que o reflexo financeiro deverá ser bem maior com o prolongamento da seca.

AÇÕES - Em parceria com o Exército Brasileiro e a empresa São Gabriel Saneamento, a Prefeitura iniciou a distribuição de água em caminhões pipas na zona rural.  Os primeiros relatórios mostram que mais de 100 famílias, principalmente em assentamentos da reforma agrária, estão sem água potável para consumo humano.
Eles também enfrentam dificuldades para irrigar lavouras e hortas para subsistência, assim como a manutenção de bebedouros para os animais.