São Gabriel, 30/09/2020

Revitalização do rio | PREFEITURA RECOLHE 130 TONELADAS DE LIXO DE "DEPÓSITO" IRREGULAR NO BEIRA RIO

São Gabriel, 04/08/2020

Em São Gabriel, uma das áreas mais degradadas pela ação do homem começou a ser recuperada há duas semanas. Equipes da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio de profissionais da Ansus (empresa terceirizada), recolheram - em 7 dias - mais de 130 toneladas de lixo e terra.
De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Carlos Cléber Dias Leal, o material vinha sendo "depositado" irregularmente as margens do Rio Vacacaí, no Bairro Beira Rio. Os moradores da zona ribeirinha sofriam com o mau cheiro provocado pelo lixo e dejetos.
Além disso, o entulho que se formou próximo as residências também potencializava a formação de enchentes em períodos de cheias do rio.
 A Secretaria Municipal iniciou um processo de revitalização do local, que foi cercado, passando a ser proibido o acesso com veículos motorizados ou de tração animal.

Os moradores do Bairro Beira Rio alegam que o lixo é trazido de outras regiões da cidade, quase sempre carregado em caminhonetes, caminhões e carroças.
Durante a coleta do material, os profissionais encontraram estofados velhos, aparelhos de televisão e até eletrodomésticos.
No total, 30 caminhões (carregados de lixo) fizeram a transferência do material para o aterro sanitário, no outro lado do Município.