São Gabriel, 04/08/2020

SÃO GABRIEL ORGANIZA CADASTRAMENTO DE PROFISSIONAIS DA ARTE E CULTURA PARA RECEBIMENTO DE AUXÍLIO FEDERAL

São Gabriel, 08/07/2020

A Prefeitura de São Gabriel (através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura) está organizado, em seu site oficial, uma plataforma digital para efetuar o cadastramento e coleta de dados de artistas e profissionais que trabalham com arte e cultura no Município. De acordo com o prefeito Rossano Gonçalves, o objetivo é antecipar todos os passos do credenciamento a lei Aldir Blanc e, desta forma, garantir que gabrielenses possam ter acesso logo que os recursos da Lei de Emergência à Cultura (nº 1407/2020) forem liberados.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Luiz Alberto Gonçalves, explica que a lei prevê repasses que serão aplicados em renda emergencial para profissionais de arte e cultura e também para gestão de espaços culturais.

"A Lei ainda está a espera de regulamentação Federal e Estadual. Assim que tivermos regulamentação, valores destinados e realmente efetivados pelos governos federal e estadual, estaremos disponibilizando plataforma, simples, para que todos os envolvidos com a cultura de nosso município acessem com tranquilidade e transparência", argumenta o secretário.

O setor tem mais de 130 mil trabalhadores diretos no estado, e emprega mais do que indústrias tradicionais, como a automobilística e a calçadista.