São Gabriel, 03/06/2020

SÃO GABRIEL CITADA NA MÍDIA NACIONAL COMO BOM EXEMPLO DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO E ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

São Gabriel, 21/05/2020

Por determinação do prefeito Rossano Gonçalves, a Secretaria Municipal de Educação iniciou, ainda em março, uma série de ações criadas para reduzir os reflexos das medidas de combate e prevenção a Covid-19  na comunidade escolar e que resultaram na interrupção das aulas em escolas rede pública municipal.

A primeira delas foi bem mais além da atenção à educação, já que objetivou manter o fornecimento de merenda escolar para os alunos matriculados nas instituições municipais. 100% do efetivo tem direito a esse benefício, organizado por meio de distribuição de mamitex, diariamente, em todas as escolas. No entanto, pouco mais de 10% optou por seguir buscado os alimentos. São alunos classificados em um grupo de vulnerabilidade social.

O trabalho desenvolvido por equipes da Secretaria Municipal de Educação ganhou destaque estadual através das páginas do jornal Zero Hora, divulgada nesta quinta-feira (21/05), e, também, em outros meios de comunicação como os sites GaúhaZH e ClicRBS.
“Quando suspendemos as aulas, abrimos inscrição para saber quem, dos nossos 6,9 mil estudantes, queria merenda na escola. Hoje, servimos quase 800 jovens da Educação Infantil e Fundamental. Notamos que 95% de quem busca realmente tem maior necessidade”, comentou o prefeito Rossano.

No total, a Secretaria Municipal de Educação fornece marmitex para 710 alunos, sendo 420 da Educação Infantil. Estes, recebem duas marmitas (diariamente) e ainda dois litros de leite (três vezes por semana) e frutas todos os dias.

A imprensa também destacou o trabalho desenvolvido no interior do Município. Cerca de 700 alunos que moram na área rural, recebem materiais impressos no ponto de parada do transporte escolar. Em zonas distantes, o conteúdo é entregue na porta de casa.

Na cidade, a Secretaria Municipal de Educação organiza tarefas escolares pelo WhatsApp ou disponibiliza material impresso para os estudantes que não tem acesso a internet ou aparelho de telefone celular.