São Gabriel, 20/06/2019

Secretários de Saúde da região conhecem estrutura do futuro Centro de Oncologia

São Gabriel, 13/12/2018

Secretários de Saúde da região conhecem estrutura do futuro Centro de Oncologia

São Gabriel sediou na tarde de terça-feira (11/12) e na manhã desta quarta-feira (12/12) as reuniões dos técnicos das Secretarias de Saúde e de Secretários Municipais de Saúde da 10ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde).

Os encontros dos técnicos na terça e dos secretários na quarta, foram realizados na Santa Casa de Caridade com a presença de representantes dos 11 Municípios: Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Barra do Quaraí, Maçambará e São Gabriel.

Na terça-feira foi discutido o Plano Regional de Saúde e debatida as necessidades e demandas regionais, manutenção dos serviços e implantação de novos de acordo com a capacidade da Santa Casa.

Já na manhã de quarta-feira (12/12), aconteceu a reunião da CIR – Comissão de Intergestores Regional, onde o Secretário de Saúde de São Gabriel, médico Ricardo Lannes Coirolo, apresentou a área física onde será implantado o Centro Oncológico em 2019. O Município será referência para a região.

Os secretários ainda visitaram outros setores da Santa Casa de Caridade e puderam conferir, de perto, a ampla estrutura física oferecida pelo Hospital de São Gabriel para a comunidade gabrielense e de municípios vizinhos.
Na avaliação da situação regional, Uruguaiana apresentou números que poderão afetar a saúde em todos os Municípios, já que a Secretaria de Saúde admite a possibilidade de fechar as portas da Santa Casa até o dia 25 de dezembro, em vista da dívida do Estado com a instituição, já superior a R$ 3,8 milhões, com repercussão no atendimento regional, não somente da oncologia, como de outras especialidades que deixarão de existir, aumentando a demanda dos outros hospitais da região.

Cláudio Moreira (MTb 010499) – Coordenador de Redação - Gabinete