São Gabriel, 14/12/2018

Adesão ao SUSAF vai beneficiar pequenos produtores

São Gabriel, 21/11/2018

Adesão ao SUSAF vai beneficiar pequenos produtores

O Município de São Gabriel está formalizando sua adesão a um sistema do Governo do Estado, que permitirá aos pequenos produtores e agroindústrias familiares a comercialização de seus produtos para outros municípios do Estado, com selo de qualidade e inspeção adequada. Nesta quarta-feira, 21 de novembro, o prefeito Rossano Gonçalves manteve audiência com o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, tratando da adesão do Município ao SUSAF (Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), através de parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

O sistema permitirá aos estabelecimentos agroindustriais inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal, comercializar seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com selo próprio e certificação de origem, o que vai beneficiar produtores de leite, embutidos e pequenas indústrias familiares. Atualmente, o Serviço de Inspeção Municipal fiscaliza em São Gabriel cerca de 200 mil litros de leite ao ano, 360 toneladas de embutidos e 60 produtores de mel e derivados, entre outros. “A adesão ao SUSAF vai abrir o mercado de todo o Estado para as pequenas agro-indústrias familiares de São Gabriel. Isso significa mais renda, mais crescimento econômico e mais progresso”, assinalou o prefeito municipal.

Cláudio Moreira (MTb 10499) – Coordenador de Divulgação – Gabinete do Prefeito